Cada um na sua
Enquanto no Brasil o Vectra é um Astra esticado, na Europa a Opel já revelou as primeiras imagens do Insignia, modelo que vai substituir o Vectra europeu. O modelo segue o novo estilo da marca e troca as linhas angulosas por contornos suaves e, assim como acontece atualmente, será oferecido nas carrocerias sedã de quatro portas ou hatch de cinco. Com 4,83 m de comprimento, o modelo é 21 cm maior do que o Vectra nacional. A gama de motores vai do 1.6, de 115 cv, ao V6 2.8, de 260 cv.
Atchim!!!
Espirrar ao volante pode ser muito perigoso. É a conclusão de uma pesquisa realizada pela seguradora britânica Esure Insurance no Reino Unido. Os resultados indicam que 7% dos motoristas (cerca de 2 milhões) já se envolveram em acidentes de trânsito, quase bateram ou perderam o controle de seus veículos quando espirraram; e que aproximadamente 600 mil acidentes foram causados por espirros de passageiros. Motivos: 21% tiram a mão do volante quando espirram; 52% fecham os olhos durante o “atchim”; e quase 30% confirmam que perdem a atenção procurando por lenços de papel.
Na China
A Volkswagen é uma marca popular na China, onde vem batendo recordes de venda a cada ano. Por isso, o fabricante vai mostrar duas novidades mundiais no Salão de Pequim, que abre as portas amanhã: o Lavida, um sedã baseado na próxima plataforma do Audi A4, com interior luxuoso; e a versão de produção do Neeza, uma perua que foi exibida como conceito no mesmo salão, em 2006.
Lotus
Os fãs da marca inglesa no Brasil que quiserem adquirir um modelo contam apenas com importadores independentes. Mas a situação pode mudar. A Platinus, de São Paulo, está em negociações para se tornar representante oficial da Lotus no país. O acordo ainda não foi firmado, mas a revenda já trouxe quatro unidades do Elise e Exige, com preços entre R$ 265mil e R$ 315mil. O importador informa que os modelos têm garantia de dois anos e que a assistência é prestada por técnicos treinados na fábrica.
Só nove
A Bentley, marca de modelos de luxo pertencente à Volkswagen, confirmou a produção do Zagato GTZ, que foi apresentado como conceito no Salão de Genebra, em março. Construído sobre a plataforma do Continental GT Speed, o modelo tem carroceria em alumínio, esculpida manualmente; traseira com novas linhas; novas cores para a carroceria e interior; e motor W12, de 600cv. Serão produzidas apenas nove unidades do Zagato GTZ.
Nanotecnologia
Os fabricantes estão investindo cada vez mais em nanotecnologia, a ciência que estuda a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. A Ford apresentou esta semana, durante o congresso mundial da SAE, em Detroit, nos EUA, seus estudos nessa área. A aplicação da nanotecnologia faz parte da estratégia da empresa para diminuir o peso dos carros e, com isso, reduzir o consumo de combustível. A expectativa é de que, entre 2012 e 2020, os veículos estejam aproximadamente de 100 a 300 quilos mais leves que os atuais.
Recall
A Mercedes-Benz convoca recall para os modelos OF-1418/52, OF-1721/59, OF-1722M/59, OH-1518/52 XBC, OH-1521/52 XBC, OH-1418/52, fabricados de novembro de 2005 a outubro de 2007, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre 9BM 384067 6B 459144 e 9BM 384078 8B 564936. O problema está no sistema de direção. Deve ser feita análise e substituição dos terminais da barra de ligação, que podem se soltar, gerando perda de dirigibilidade e conseqüente acidente. Informações nas concessionárias, pelo 0800 970 9090 ou site www.mercedes-benz.com.br.
Vendas GM
Fortalecer a rede de concessionárias. Esse é o principal foco da General Motors do Brasil para melhorar sua posição no ranking nacional e também em Minas Gerais. De acordo com o diretor nacional de vendas da GM, Francisco Stefanelli, a expectativa da empresa é de que haja um crescimento de 26% no mercado de veículos novos no Brasil, chegando a 3,1 milhões de unidades, e para isso é preciso ter uma rede forte, com atendimento especializado, para encarar a concorrência. A marca ocupa atualmente a terceira posição no ranking, com 20,9%, ficando atrás da VW (23%) e Fiat (24%). O objetivo da GM, segundo Stefanelli, é fechar 2008 com a participação de 22% no mercado nacional.
Crédito
Para o diretor de vendas da empresa, a facilidade de crédito tem favorecido o crescimento do mercado, mas ele não aprova financiamentos com prazos superiores a 48 meses, pois não acredita ser saudável para as duas partes envolvidas, ou seja, quem vende e quem compra. Stefanelli revela que as vendas por leasing vêm crescendo no Brasil, representando 30% do total, contra 38% de financiamentos, 28% à vista e 4% consórcio. Ele informa ainda que, dos 900 veículos novos emplacados em Minas Gerais, 200 são da marca Chevrolet. A GM tem 567 pontos-de-vendas no Brasil, sendo 55 deles em território mineiro, e Stefanelli sabe que o principal problema enfrentado pela marca atualmente é o pós-vendas. "Estamos investindo no fortalecimento da rede, buscando profissionais capacitados e especializados, para melhorar o atendimento", afirma. E, para atender às necessidades do mercado, a GM pretende, com a implantação do terceiro turno de trabalho em suas fábricas, atingir o volume de 650 mil unidades produzidas em 2008. Em maio, a GM vai apresentar a picape S10 reestilizada.