Atenção proprietários de Volkswagen Up! A marca anunciou um recall envolvendo o airbag do compacto. A campanha tem relação com as bolsas infláveis da marca Takata, onde fragmentos metálicos podem ser projetados contra os ocupantes do veículo, com risco de morte. Esse megarecall envolveu diversas marcas e já fez várias vítimas pelo mundo.
O recall do Volkswagen Up afetou unidades fabricadas entre 19 de abril de 2013 e 17 de fevereiro de 2017. Mas, atenção, nem todos os veículos fabricados nesse período foram afetados. A convocação envolve os chassis não sequenciais: ET500001 a HT561376; ET500001 a HT561376; ET500001 a HT561376; e ET500001 a HT561376.
Entenda o recall da Takata
O recall envolve o airbag do motorista das unidades afetadas do Volkswagen Up. Foi constatado que o propelente do gerador de gás pode degradar-se após longos períodos de exposição dos veículos a altas temperaturas, grandes amplitudes térmicas e alta umidade relativa do ar. Tal condição pode levar ao rompimento do gerador de gás no caso de deflagração do sistema de airbag do motorista em um acidente.
De acordo com a Volkswagen, em caso de rompimento do gerador de gás do airbag do motorista, existe o risco de fragmentos metálicos serem projetados no interior do veículo, com possíveis danos físicos ou fatais aos seus ocupantes.
Confira se seu Volkswagen Up está envolvido nesse recall
Para consultar se seu Volkswagen Up está envolvido nesse recall, acesse este link. Basta ter às mãos o número do chassi para confirmar se seu veículo está na lista. Outro canal disponível é a Central de Relacionamento com Clientes, pelo telefone 0800 019 8866. Para consultar a concessionária mais próxima use este link.
O atendimento do recall tem início em 28 de fevereiro nas concessionárias da marca. De acordo com o fabricante, a substituição do airbag do Volkswagen Up tem caráter preventivo, e não existe conhecimento de qualquer ocorrência até o momento.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!