Além de herdar o trono britânico da rainha Elizabeth II, o novo rei Charles III também 'puxou' da mãe, há tempos, a paixão por carros.
Assim como a rainha Elizabeth II, que morreu na quinta-feira (8), Charles III teve vários carros. Mas, diferentemente dela, a sua marca favorita não é a Land Rover. Na verdade, o novo chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 países gosta mesmo é da Aston Martin.
Ele tem pelo menos três modelos da marca inglesa, sendo o primeiro um presente da própria rainha Elizabeth II no seu aniversário de 21 anos. Confira todos:
Aston Martin DB6 Volante Series II (1969)
Em 1969, na comemoração de seu aniversário de 21 anos, Charles ganhou de sua mãe um Aston Martin DB6 Volante Series II. O veículo é bem conservado até hoje e recebeu mudanças em 2008. Ele foi alterado para funcionar com uma mistura de combustível composta por 85% de bioetanol e 15% de gasolina sem chumbo, conhecida como E85.
Na época, o então príncipe afirmou à BBC que modificou o automóvel para poder abastecê-lo com combustíveis de origem renovável. Ele disse também que o biocombustível usado no carro é composto por excedentes da produção local de vinho com soro advindo da fabricação de queijos.
Aston Martin V8 Vantage Volante (1989)
Dessa vez, outro presente, mas do emir do Bahrein. O príncipe do país árabe deu um Aston Martin V8 Vantage Volante a Charles em 1989.
Com objetivo de deixar o carro menos extravagante, o britânico removeu o spoiler do porta-malas e as saias laterais, que davam ao veículo a característica de Vantage. Além disso, adicionou uma caixa de câmbio manual e pintura Balmoral Green.
Aston Martin Virage Volante (1994)
Muito semelhante ao Aston Martin presenteado pelo emir do Bahrein, este Virage Volante 1994 foi o queridinho do rei Charles III durante os anos 1990. O conversível teve o motor V8 atualizado de 5.2 para 6.3 litros, tornando-o capaz de atingir máxima de 280km/h.
Além disso, o carro conta com um "pacote de segurança real", com itens diversos como rádio policial e retrovisor adicional. Segundo a mídia britânica, o príncipe usava o rádio para brincar com seus filhos. O veículo foi leiloado recentemente por 230 mil euros.
A limusine do rei Charles III: Bentley State Limousine (2002)
A limusine oficial da rainha (e agora do rei) para grandes cerimônias é a Bentley State, produzida em 2002 para marcar o 50º aniversário da ascensão de Elizabeth ao trono britânico.
O veículo é alimentado por um motor V8 6.7 litros de 400cv, modificado. O teto alto, os bancos traseiros elevados e a estufa panorâmica garantem que as pessoas possam ter uma boa visão do monarca enquanto ele passa.
Quando a rainha (ou o rei) está a bordo da limusine, o ornamento no capô é substituído por uma escultura de prata maciça de São Jorge matando o dragão.
São Jorge (e talvez a engenharia?) transmite proteção: a limusine é completamente blindada e resistente a explosões. Ela também traz rodas e pneus reforçados com Kevlar, e sua velocidade máxima chega a 210km/h. O veículo é avaliado em 10 milhões de euros e é de propriedade do governo britânico.