UAI

Renault Captur já saiu de linha na Argentina: Brasil é o próximo?

Trajetória do modelo no país, que começou em 2016, será curta: terminará ainda neste ano

Publicidade
SUV passou por uma leve reestilização em 2021
SUV passou por uma leve reestilização em 2021 Foto: SUV passou por uma leve reestilização em 2021

Já faz algum tempo que o Renault Captur subiu no telhado. Informações extraoficiais indicavam que ele sairia de linha neste ano, algo que parece estar se confirmando, uma vez que o SUV já deixou de ser comercializado na Argentina. Vale lembrar que, na América do Sul, a produção do modelo se concentra no Brasil, que o exportava ao país vizinho.

O fim do Captur foi revelado nesta segunda-feira (13) pelo Motor1 Argentina e confirmado pela subsidiária local da Renault. A reportagem do VRUM entrou em contato com a assessoria de imprensa da multinacional no Brasil, mas, até o momento, ainda não houve retorno. O site comercial do fabricante ainda exibe o SUV, por preços a partir de R$142.990, na versão de entrada Zen.

Curiosamente, que condenou o Captur foi uma questão logística: o modelo nacional utiliza alguns componentes produzidos na Rússia, mas a Renault deixou de operar naquele país após o início da guerra na Ucrânia. A multinacional chegou a formar um estoque desses componentes na fábrica de São José dos Pinhais (PR), porém a previsão era de que ese lote se esgotaria justamente em 2023.

De qualquer modo, o Renault Captur nunca fez sucesso no Brasil, tampouco na Argentina. Por lá, o modelo emplacou apenas 30.467 unidades desde o lançamento, em 2016, até o fim do último mês de fevereiro. No mercado local, o SUV também tem um histórico de vendas discretas: sempre esteve atrás do "irmão" Duster no que diz respeito ao volume de comercialização.

Como é o Renault Captur?

Atualmente, o Captur ocupa a posição de top de linha na gama brasileira da Renault. Isso, ao menos entre os veículos com motor a combustão: só os elétricos Zoe e Kangoo Z.E. têm preços mais elevados. Desde 2021, o utilitário exibe visual atualizado e um novo motor turbo, de até 170cv de potência.

Já testamos o Renault Captur com motor turbo: assista ao vídeo!

https://youtu.be/pKdia-oLyMY