Os rumores de que o Renault Captur saiu de linha começaram a surgir no ano passado, quando os emplacamentos do modelo despencaram. No site, os pedidos do SUV parecem estar funcionando normalmente e a própria montadora também já negou o fim da produção do veículo. No entanto, na prática, a realidade parece ser outra.
Em 2022, o Captur não esteve nem entre os 60 carros mais emplacados. Foram apenas 3.007 unidades vendidas no ano inteiro, segundo dados da Fenabrave, média de 250 veículos por mês. Em dezembro, por exemplo, foram 75 unidades vendidas. E mesmo com a virada do ano, os emplacamentos continuaram caindo: em janeiro de 2023, apenas 50 veículos novos foram comercializados. Esses números sugerem que o modelo saiu de linha.
Ao mesmo tempo, uma rápida busca pelas concessionárias da marca já evidencia como a disponibilidade do modelo, principalmente a pronta entrega, já se encontra bastante limitada. É outro indicativo de que o SUV saiu de linha.
O VRUM entrou em contato com as concessionárias da Renault em Belo Horizonte para verificar a situação e a descoberta não surpreendeu: o caminho está realmente incerto - e provavelmente findo - para o Renault Captur no Brasil.
Em Belo Horizonte, apenas três unidades estão disponíveis
Após o contato com as lojas da rede Minas France de Belo Horizonte, foi constatado que apenas uma unidade do Renault Captur, zero-km, se encontra disponível a pronta entrega na capital. Ela é da cor bronze com o teto preto.
Isso incluiu todas as lojas da empresa: uma na Savassi, outra na Barão Homem de Melo e a última na Pampulha. Na segunda loja, em especial, o revendedor ainda salientou que esta unidade seria, provavelmente, uma das únicas do modelo disponíveis em Minas Gerais.
A Carbel Paris, localizada na Avenida Presidente Carlos Luz, é a única que, aparentemente, está ofertando mais de uma opção do Captur. Segundo a revendedora, a concessionária teria, a pronta entrega, duas unidades do SUV: uma vermelha com o teto preto e outra cinza com o teto prata.
A Roma Norte, por último, não tem em seu estoque nenhuma unidade do Captur para a venda imediata. De acordo com a revendedora responsável, a fábrica da Renault teria reduzido a produção do modelo devido ao período de fim de ano, mas tanto a fabricação quanto o abastecimento do estoque retornariam em breve.
Afinal, o Captur saiu de linha ou não?
Bom, é difícil cravar algo. Porém, os fatos e os dados mostram que o Captur tem grandes chances de sair de linha no mercado brasileiro.
De um lado, pode-se dizer que isso tem ligação com o conflito na Ucrânia, a qual influencia diretamente no abastecimento da indústria automobilística brasileira com peças da Renault.
Isso porque, após o início do conflito, a montadora, junto com várias outras multinacionais do setor, encerrou as atividades industriais na Rússia. O grande problema disso é que o país exportava alguns componentes para o modelo nacional do Captur, que não tem similar em outros mercados.
A subsidiária brasileira da Renault conseguiu formar um estoque desses componentes, mas ele deve se esgotar a curto prazo.
Além disso, o baixo desempenho de vendas, como mostrado acima, provavelmente, também tem sido decisivo para o possível encerramento da produção do Renault Captur no Brasil.
De acordo com a Renault, o Captur segue em produção, apesar da falta de peças continuar a afetar a produção de alguns modelos. A marca francesa ainda afirmou que segue buscando soluções para essa questão.
Substituto para o Captur?
Nem se sabe ao certo se o Renault Captur realmente sairá de linha, mas, independente disso, a parte boa é que a montadora já está preparando um novo modelo que entrará no mercado em breve.
Ele será um SUV compacto baseado no atual Sandero Stepway europeu. O veículo já foi flagrado em testes pelo Brasil.
Então, que o modelo chegará aqui já está certo; agora, resta saber se ele será mesmo um substituto para o Captur ou não.
O VRUM já testou um Renault Captur; confira o vídeo