Nem sempre as montadoras agem com clareza e agilidade na divulgação de informações sobre possíveis problemas com seus produtos. Em setembro passado, o VRUM foi informado por um funcionário de uma concessionária Renault de Belo Horizonte de que eles estavam corrigindo alguns defeitos no recém-lançado Kwid antes de fazer a entrega do veículo aos clientes. A informação era de que existia uma fragilidade no tambor de freio do compacto, caso fosse apertado com muita força. Além disso, o funcionário informou que havia problemas também no sistema de direção e nos airbags.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Renault, que nos retornou afirmando que não existia qualquer problema com o tambor de freio do Kwid. Disseram ainda que não havia problema com os airbags e nem com o sistema de direção do compacto.
Mas eis que hoje a Renault convocou os proprietários do Kwid a comparecerem à rede de concessionárias para verificação do tubo de combustível e sistema de freios. De acordo com a montadora, dependendo do posicionamento da montagem do tubo de combustível, pode haver perfuração e vazamento, com risco de incêndio. O recall para a substituição do tubo envolve 16.798 unidades, fabricadas entre 1 de março/2016 e 27 de setembro/2017, dos chassis (não sequenciais) HJ524902 até JJ999218.
E os problemas não param por aí. A Renault divulgou que o sistema de freio do Kwid “pode ter trincas e em casos extremos ocasionar ineficiência de frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade, com risco de causar acidente”. Para sanar o problema, será efetuada a verificação e, caso necessário, a substituição de componentes do sistema de freios. O reparo tem duração de até 1 dia. O recall do freio envolve 21.802 unidades com os chassis (não sequenciais) de HJ524902 até JJ999218, fabricados entre 1 de março/2016 e 2 de novembro/2017. Os reparos são gratuitos e o serviço deve ser agendado. O cliente pode esclarecer dúvidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-0555615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.
OUTROS MODELOS A Renault está convocando também os proprietários de Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch, que devem comparecer à rede de concessionárias da marca para verificação da mangueira da direção hidráulica. De acordo com a montadora, foi constatada que a deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica causa o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento do sistema e, e casos extremos, perda da dirigibilidade com risco de acidente.
O recall envolve 13.026 unidades que foram fabricadas entre 29 de julho e 6 de outubro de 2017. Os chassis, não sequenciais, dos veículos Sandero envolvidos vão de GJ481357 até GJ549376 e HJ246861 até HJ656295. Os chassis dos veículos Logan que fazem parte do recall vão de GJ481363 até GJ516511 e HJ246859 até HJ548486. Os chassis dos veículos Duster vão de HJ246871 até HJ547067 e os da picape Duster Oroch de HJ246869 a HJ557912. A verificação e possível substituição da mangueira de baixa pressão é feita gratuitamente em até 1h30.