A Renault anunciou que a fabricação de seu novo SUV compacto (ou crossover), o substituto do atual Stepway, já foi iniciada na planta de São José dos Pinhais (PR). De acordo com Wagner Mansan, diretor da unidade em entrevista ao Automotive Business, a linha de produção, que precisou ser adaptada para receber o modelo, já está concluída.
Na verdade, por enquanto, a planta está produzindo apenas unidades pré-serie, destinadas à realização dos testes, que também já se iniciaram. Daí a ideia de "pré-produção".
O novo SUV compacto, deverá ser apresentado oficialmente no final deste ano, mais especificamente em outubro. A chegada ao mercado, por sua vez, acontecerá um pouco depois, mas ainda no primeiro semestre de 2024.
Além disso, o modelo chegará num momento oportuno, sendo o primeiro lançamento de peso da Renault - sem contar com a Oroch atualizada em 2022 - desde o Duster de antes da pandemia.
Modelo carrega a promessa de reformar a imagem da Renault
Carregando a missão de transformar a imagem da Renault, o novo SUV faz parte do que foi chamado de Renaulution, o plano estratégico global da marca revelado no ano passado. O programa tem foco em aumentar a oferta de produtos com maior valor agregado.
Ao todo, foram R$ 2 bilhões investidos no projeto do veículo. O valor foi destinado à fábrica do Paraná, que, como dito, precisou ser modificada, já que o SUV é montado sobre a nova plataforma global CMF-B (Common Module Family, na sigla em inglês). Esta não é a mesma presente nos demais modelos já produzidos no local, o Kwid (CMF-A) e o Logan, Sandero, Duster e Oroch (B0, de origem Dacia).
Sendo assim, por ser tratar de uma plataforma diferente, foram necessários o desenvolvimento e a instalação de novos equipamentos na unidade paranaense.
O que se sabe até agora sobre o novo SUV compacto?
Até agora, os detalhes sobre o novo SUV da Renault são limitados. O que se sabe é que ele virá equipado com novo motor turbo 1.0 de três cilindros. O conjunto entregará até 100cv de potência e cerca de 16kgfm de torque. A transmissão será CVT.
Além disso, o modelo chegará como novo Renault Stepway – que originalmente era a versão aventureira do Sandero, retirado de linha em 2022. Na prática, isso significa que o Stepway está ganhando, no mercado brasileiro, uma terceira geração, mas com nome diferente (o qual ainda não foi revelado).
O veículo se posicionará, provavelmente, como um rival do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus.
A Renault registrou, no início deste mês, a patente de imagem do veículo. Com isso, foi possível ter uma ideia de como será o visual externo do mesmo.
A parte dianteira conta com faróis diurnos afilados, assim como a grade frontal, que também é alongada nas laterais. A entrada de ar também será bastante ampla. A coluna C tem linhas elevadas e as lanternas têm formato de “C”.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!