O Renault Kwid foi lançado no Brasil em agosto de 2017. Com preço inicial de R$ 30 mil, a expectativa era que o modelo fosse desbancar toda a concorrência e se tornar um fenômeno de vendas, uma espécie de Chevrolet Onix. Nunca aconteceu!
A melhor performance do compacto foi em 2019, quando somou 85.117 emplacamentos, ficando em quarto lugar entre os automóveis. No ano seguinte o pequeno já despencaria para o 10º lugar, e depois para a 11º colocação no mercado brasileiro. Não deixa de ser uma lição para a piada de que o hatch seria “o SUV dos compactos”.
DESIGN Para tentar reagir a isso, a Renault apresentou o Kwid 2023 levemente reestilizado. O trabalho foi concentrado na dianteira, com a grade integrada às novas luzes de rodagem diurna em LED e os faróis passando a fazer parte do para-choque, que, naturalmente, foi redesenhado.
Na traseira, a lanterna manteve o formato, mas ganhou novo grafismo interno, e o para-choque tem um novo desenho. A versão de topo traz rodas de liga leve de 14 polegadas, enquanto a versão intermediária traz como opcional pintura bíton.
INTERIOR Por dentro, o quadro de instrumentos foi repaginado: a telinha ao centro (com velocímetro digital e computador de bordo) ficou cercada pelos mostradores com marcação em LED. A partir da versão intermediária o compacto traz sistema multimídia com tela de 8 polegadas. O acabamento mantém o padrão de sempre, com muito plástico duro. O porta-malas do Kwid tem volume de 290 litros.
MOTOR O motor é o mesmo 1.0 de três cilindros, com potências de 68cv (com gasolina) e 71cv (com etanol) e torques de 9,4kgfm (g) e 10kgfm (e), sempre aliado ao câmbio manual de cinco marchas. O propulsor ganhou sistema stop/start, que desliga o veículo durante as paradas, para poupar combustível.
No ciclo de bancada do Inmetro (válido apenas para comparação com outros modelos, já que você não consegue repeti-lo nas ruas), o consumo de combustível na cidade é de 15,3km/l com gasolina e 10,8km/l com etanol. Já na estrada são 15,7km/l com gasolina e 11km/l com etanol.
QUANTO? Com a extinção da versão de entrada Life, que custava R$ 48.790, o Kwid agora tem preço inicial de R$ 59.890 na versão Zen. Não se pode condenar a marca, pois todos os fabricantes se afastaram do modelo de carro “pelado” e barato, migrando para pacotes de entrada mais completos e de maior valor agregado.
A última a fazer isso foi a Fiat, que também extinguiu a versão de entrada do Mobi, modelo que sempre competiu com o Kwid pelo título de mais barato do Brasil. Com a versão de entrada do Mobi custando R$ 60.990, mesmo tendo ficado R$ 11 mil mais caro, o compacto da Renault é o carro mais barato do Brasil.
Renault Kwid 2023
Versões, preços e conteúdo
Zen – R$ 59.890
- 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
- Controle eletrônico de estabilidade
- Assistente de partida em rampa
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Luzes de circulação diurna em LED
- Painel de instrumentos com mostradores em LED
- Computador de bordo
- Tacômetro
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Rádio com Bluetooth, entrada USB, auxiliar e dois alto-falantes
- Travas elétricas das portas
- Vidros dianteiros elétricos
Intense – R$ 64.190
- Maçanetas externas na cor da carroceria
- Retrovisores em preto brilhante
- Calotas Flex Wheel 14" Bíton
- Retrovisores elétricos
- Chave tipo canivete
- Câmera de ré
- Media Evolution com tela de 8" com espelhamento de smartphone
- Comando satélite de áudio
- Lanternas com assinatura em LED
Outsider – R$ 67.990
- Barras de teto
- Molduras de proteção lateral
- Skis frontais e traseiros
- Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron
- Rodas de liga leve diamantadas 14'' bíton