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Renault volta a confirmar vinda do novo Kangoo ao Brasil

Diretor de fábrica na Argentina informou que trabalho para produzir veículos destinados ao Brasil já começou

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Modelo argentino é baseado no Dacia Dokker
Modelo argentino é baseado no Dacia Dokker Foto: Modelo argentino é baseado no Dacia Dokker

A chegada da nova geração do Renault Kangoo bem que poderia ser tema de novela. Há anos, o fabricante estuda importar o utilitário da Argentina para o Brasil: em janeiro de 2022, inclusive, a diretora comercial da empresa, Valentina Solari, chegou a confirmar a vinda do modelo, durante um evento no país vizinho. Nesta semana, ocorreu uma nova ratificação: será que, agora, ele realmente virá?

Dessa vez, quem confirmou a importação do Kangoo foi Diego Paolini, diretor industrial da fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina. Segundo ele, a unidade industrial já está trabalhando nas modificações necessárias para que o utilitário seja comercializado no Brasil.

Embora o executivo não tenha mencionado datas nem entrado em qualquer tipo de detalhe, tal declaração indica que a chegada está próxima. Como o próximo lançamento da Renault no Brasil será o do SUV Kardian, marcado para o fim deste mês, o do Kangoo deve ficar para o início de 2024.

Painel do Renault Kangoo 2019
Painel tem muitos componentes compartilhados com as gamas Sandero e Logan

Paolini antecipou essas informações durante um evento em celebração aos 25 anos de produção do Kangoo na fábrica da Renault em Córdoba. A publicação em primeira mão coube ao Motor1 Argentina. Neste ponto, cabe esclarecer que a primeira geração do modelo chegou a ser vendida no Brasil, mas deixou o país e, 2018, justamente quando foi substituída pela segunda e atual linhagem.

É verdade que a Renault até vende uma versão elétrica do Kangoo no Brasil, a E-Tech, importada da França, mas ela tem projeto totalmente distinto. Isso, porque o homônimo fabricado na Argentina, além da propulsão a combustão, é baseado no Dacia Dokker, que, por sua vez, é um produto de origem romena, cuja concepção é bem mais simples.

Renault Kangoo ocuparia nicho esquecido pelas montadoras

Renault Kangoo 2019 prata de traseira em movimento
Portas de correr nas laterais e duplas na traseira evidenciam concepção utilitária do modelo

Desde a primeira geração, o Renault Kangoo é um representante do segmento das multivans. Tais veículos têm proposta multiuso: podem transportar tanto passageiros quanto carga e, inclusive, costumam oferecer versões específicas para esses dois tipos de utilização.

Porém, esse segmento anda adormecido no Brasil. Outros modelos com proposta semelhante, o Fiat Doblò e o Peugeot Partner, saíram de linha sem perspectiva imediata de retorno. Assim, o Renault Kangoo seria uma alternativa aos consumidores desses veículos, que ficaram sem opções. Ao mesmo tempo, não enfrentaria concorrentes diretos, o que é atraente para o fabricante.

Na Argentina, a Renault comercializa o Kangoo em versões tanto para carga quanto para passageiros: há ainda uma opção que mescla ambas as propostas e até a aventureira Stepway. Mas, até o momento, não há informações sobre como será a gama do modelo no Brasil. O certo é que o modelo terá motor 1.6 de aspiração natural e câmbio manual de cinco marchas.