UAI

Novo SUV da Renault tem nome oficial revelado; confira o que já se sabe sobre o modelo

Modelo será oficialmente apresentado em outubro

Publicidade
Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian
Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian Foto: Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian

Já comentado desde o início do ano, o novo SUV da Renault, o substituto do atual Stepway, teve o seu nome oficialmente revelado pela montadora: Kardian. A denominação é inédita e, até então, não faz referência a nada concreto, mas, segundo a marca, ela traz à mente “não apenas força e proteção, mas também agilidade dinâmica”. 

Além do nome, a Renault também divulgou a data e o local em que o novo Kardian será apresentado: em 25 de outubro, no Rio de Janeiro. Até lá, nos contentamos, portanto, apenas com algumas informações já vazados sobre o SUV. Confira abaixo.

O novo Renault Kardian: substituto do Stepway?

Carregando a promessa de transformar a imagem da Renault no Brasil, o SUV chegará como novo Renault Stepway –, que originalmente era a versão aventureira do Sandero, retirado de linha em 2022. Na prática, isso significa que o Stepway está ganhando no mercado brasileiro uma terceira geração, mas com nome diferente: Kardian.

O SUV será um compacto, ou seja, de porte menor. Ele se posicionará como um rival do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus. As imagens de patente do veículo, que já foram registradas no Brasil, confirmaram isso:

Além disso, o Kardian também já foi flagrado com camuflagem rodando por aqui. Sendo assim, de forma geral, já é possível ter uma noção de como será o visual do novo SUV da Renault: dianteira com faróis diurnos afilados e a grade frontal alongada nas laterais. A coluna C tem linhas elevadas e as lanternas têm formato de C. 

Modelo será produzido nacionalmente

O novo Kardian será produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná. Para isso, a planta foi aprimorada, já que o veículo será montado sobre uma plataforma inédita: a global CMF-B (Common Module Family, na sigla em inglês). Esta não é a mesma plataforma usada nos demais modelos já produzidos no local, o Kwid (CMF-A) e o Logan, Sandero, Duster e Oroch (B0, de origem Dacia).

A nova plataforma reforça o compromisso do Kardian no sentido de mudar a imagem da Renault no mercado brasileiro. Fazendo parte do que foi chamado de Renaulution – o plano estratégico global da marca com foco em aumentar a oferta de produtos com maior valor agregado –, o SUV será o primeiro Renault nacional a trazer a nova identidade da marca francesa.

O modelo também deve estrear o novo motor 1.0 turbo três cilindros. O conjunto entregará até 100cv de potência e cerca de 16kgfm de torque. A transmissão será CVT.

A chegada ao mercado ainda não foi oficializada pela Renault, mas a previsão é que seja no primeiro semestre de 2024.