UAI

Renault Oroch: nova geração virá junto com uma picape gêmea da Nissan

O grupo Renault-Nissan confirmou a produção de uma nova picape intermediária equivalente a Oroch

Publicidade
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025 Foto: A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025

Em comunicado divulgado na segunda-feira (6) para jornalistas argentinos, o grupo Renault-Nissan-Mitsubishi confirmou que a nova geração da Renault Oroch será feita em Córdoba, na Argentina, e que a picape terá uma irmã gêmea da Nissan.

Parte dessa informação já havia sido sugerida pelo secretário de produção do governo da Argentina, José Mendiguren em outubro de 2022. Ele havia antecipado que a Renault deveria fabricar, no país vizinho, a segunda geração da caminhonete Oroch, a qual deve chegar em 2025.

No entanto, o anúncio sobre “uma nova picape de meia tonelada desenvolvida pela Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina” foi a novidade. Esta seria a suposta gêmea da Renault Oroch, com porte intermediário.

Renault Oroch vai compartilhar motor com a picape da Nissan

Sendo modelos gêmeos, produzidos em conjunto pelo grupo, ambas as futuras picapes, a segunda geração da Renault Oroch e sua irmã da Nissan, deverão vir equipadas com os mesmos motores 1.0 turbo e 1.3 turbo da família TCe. As opções de câmbio devem ser manual nas versões básicas e CVT nas mais caras.

Além disso, a Renault Oroch, que ainda usa a carroceria do Duster de primeira geração, deve receber as melhorias estruturais da segunda geração do SUV Duster, como uma nova coluna A. A plataforma também deve ser a mesma do SUV, a B0. Quanto ao visual, é provável que ele seja renovado na nova geração.

A gêmea da Nissan deve compartilhar quase toda a mesma estrutura da caminhonete francesa, se diferenciando apenas pelo grade e logotipo. Segundo informações do Motor1 Argentina, a picape chegará para competir com Fiat Toro e a Chevrolet Montana também.

Nova geração da Frontier e Alaskan também foram confirmadas

Ainda de acordo com o comunicado, além da Renault Oroch e sua futura gêmea, a colaboração do grupo para com as picapes Nissan Frontier e Renault Alaskan será mantida. Ambas também serão produzidos em Córdoba.

Isso significa, então, que uma nova geração da Frontier e da Alaskan também está confirmada para a América do Sul.

A Nissan seguirá à frente nos projetos. Dessa forma, a picape média Alaskan permanecerá compartilhando a arquitetura (plataforma e carroceria) da Nissan, mas mantendo design e configurações distintos.

Atualmente, no Brasil, apenas a Frontier é comercializada (além da Renault Oroch). Porém, quem sabe a nova geração da Renault Alaskan não chegue finalmente aqui?

O VRUM já testou a Renault Oroch 2023; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=aQ0jtj-gVCI&t=3s