(*) Do Rio de Janeiro – A Renault aproveitou a pré-apresentação do novo modelo Kardian para anunciar um grande plano global de investimentos. Até 2027, a multinacional francesa destinará 3 bilhões de euros ao desenvolvimento de oito veículos inéditos e de duas plataformas modulares. A marca, inclusive, apresentou uma picape-conceito feita com base numa dessas novas arquiteturas: a Niagara.
Trata-se de uma caminhonete com carroceria do tipo monobloco. Por enquanto, a Renault ainda não divulgou muitos detalhes sobre o projeto, mas afirma que a picape-conceito tem tecnologia híbrida e tração 4x4: isso, claro, porque a nova plataforma permite esses dois recursos. Na picape, um motor elétrico é dedicado a movimentar as rodas traseiras.
Com cerca de 4,90 metros de comprimento, a Niagara é um dos maiores veículos que essa base comporta: neles, a distância entre-eixos pode chegar a 3 metros. Já os menores têm comprimento na casa dos 4 metros e distância entre-eixos de 2,60m, justamente como o Kardian, que é o primeiro produto nacional da marca a usá-la.
Com a Niagara, a Renault poderá enfrentar melhor a Fiat Toro e os demais modelos do gênero, já que a Oroch tem porte um pouco menor, além de projeto mais antigo. De acordo com a marca francesa, a versão final, de produção, chegará ao mercado, no máximo, em 2027. O design, de acordo com a empresa, pautará outros futuros modelos.
Essa nova plataforma é a CMA (sigla que significa Compact Modular Architecture) e originará cinco modelos. Eles pertencerão aos segmentos que a Renault chama de C e D: para se ter uma ideia, o Kardian, primeiro desses novos produtos, é mais compacto e integra a faixa B. A versão final da picape Niagara, inclusive, está entre eles. Como a fábrica de São José dos Pinhais (PR) já está preparada para essa base, as demais novidades também podem chegar ao país.
Plano de investimentos da Renault
Com o novo plano de investimentos, a Renault pretende otimizar os custos de produção em tecnologias de eletrificação e, consequentemente, elevar os lucros. De acordo com projeções da empresa, nos próximos anos, um em cada três veículos produzidos por ela será elétrico ou híbrido.
Esses oito novos modelos serão produzidos em diferentes partes do mundo: além da América Latina, outros mercados importantes são África do Sul, Marrocos e Índia. A Renault afirma ainda que a gama E-Tech, que é totalmente elétrica, também está nos planos de países fora da Europa.
(*) Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil
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