O Renault Stepway, que originalmente era a versão aventureira do Sandero, ganhou status de modelo próprio a partir da linha 2020. Na verdade, o segundo tem como diferenças apenas a suspensão elevada e os para-choques com desenho mais "parrudo", já que é fruto exatamente do mesmo projeto. Seja como for, o caso é que o fabricante passou a tratá-los como produtos distintos. E, agora, o primeiro será extinto.
É que o Renault Stepway, que até agora vinha sempre equipado com motor 1.6, ganhou uma inédita versão 1.0, que, por sua vez, substituirá o Sandero 1.0 S Edition. Como essa era a única configuração do "Sandero raiz" ainda fabricada, apenas o modelo aventureiro seguirá no mercado.
Seja como for, o caso é que o motor 1.0 agora equipa a versão de entrada Zen do Renault Stepway. Ela custa R$77.990 e, segundo o fabricante, já está à venda na rede de concessionárias. As opções Zen 1.6 e Iconic 1.6 CVT continuam na gama. Confira os preços de toda a linha:
Versões do Renault Stepway Preços Zen 1.0 (MT5) R$77.990 Zen 1.6 (MT5) R$98.090 Iconic 1.6 (CVT) R$109.490
O motor 1.0 do Renault Stepway Zen é, naturalmente, o mesmo que já equipava a versão S-Edition do Sandero. Com três cilindros e 12 válvulas, desenvolve 82cv de potência com etanol e 79cv com gasolina, além de 10,7kgfm de torque com o primeiro combustível e de 10,5kgfm com o segundo. Com essa motorização, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Equipamentos do Renault Stepway 1.0
Entre os equipamentos, o Renault Stepway 1.0 vem de série com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico, sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina. O pacote de itens de segurança traz quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de freios ABS.
A central multimídia que a Renault chama de Media Evolution também é equipamento padrão no Stepway 1.0, junto com quatro alto falantes. Esse sistema raz tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas.
Visualmente, a nova versão é quase idêntica às similares com motor 1.6, com exceção apenas das rodas: a versão de entrada abre mão do conjunto de liga-leve, que dá lugar a um jogo de 15 polegadas em aço, com calotas. Porém, as lanternas fumê, os racks de teto e os apliques nos para-choques foram mantidos.
Breve histórico do Renault Sandero
O lançamento do Renault Sandero no Brasil ocorreu no final de 2007, sendo que a gama ganhou a versão aventureira Stepway já no ano seguinte. Em 2011, a linha passou por uma discreta reestilização, que alterou principalmente a dianteira e o interior.
A segunda geração estreou no Brasil em meados de 2014, com carroceria inteiramente nova e interior reprojetado, mas mantendo a mesma plataforma. Em 2015, a versão esportiva RS, com motor 2.0, chegou ao mercado. O modelo ganhou novos propulsores 1.0 e 1.6 no ano seguinte. A Renault aplicou uma última reestilização ao hatch em 2019, exatamente quando passou separar as gamas Sandero e Stepway.
A derrocada da gama começou em dezembro de 2011, quando o RS saiu de linha com uma série especial de despedida, batizada de Finale. Agora, foi a vez do Sandero: a versão S-Edition continua no site comercial da Renault enquanto durarem os estoques nas concessionárias. Já o Stepway seguirá como está até 2024, quando a marca lançará um novo crossover compacto.
Como era o Renault Sandero antes da substituição pelo Stepway 1.0? Assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!