A Renault está lançando no Brasil o Symbol, que chega para substituir do Clio Sedan. Com ele, a empresa cumpre o último passo do "Renault Mercosul Contrato 2009 - Compromisso Brasil", plano estratégico que previa o lançamento de seis novos modelos no Brasil em três anos - os anteriores foram Mégane sedã, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway. Posicionado entre entre o Logan e o Mégane, o Symbol está disponível em duas versões de acabamento, Expression e Privilège, ambas equipadas com motor 1.6 16V Hi-Flex e três anos de garantia.
Veja mais fotos do Renault Symbol!
O novo veículo chega para brigar no mercado de sedãs compactos, que representa atualmente, segundo a marca francesa, quase 17% do mercado nacional. Apesar das muitas opções disponíveis, como o Peugeot 207 Passion, Fiat Siena, Volkswagen Voyage e Polo Sedan, Ford Fiesta Sedan e o Chevrolet Corsa Sedan, a Renault afirma que Symbol tem tudo para levar a melhor nesta disputa por causa da sua sofisticação, elevado nível de acabamento e ampla oferta de itens de série. Os preços sugeridos já foram definidos: R$ 41.190 na versão Expression; e R$ 44.490 na Privilège.
Você acha que o Symbol é páreo para os concorrentes? Clique aqui e comente!
Equipamentos
Todas as versões do Symbol saem da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, airbag duplo dianteiro (motorista e passageiro), volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas quando o carro atinge 6 km/h), brake light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro. Além disso, o Symbol Privilège está equipado com ar-condicionado digital, computador de bordo, retrovisor externo com regulagem elétrica, banco com revestimento em veludo, manopla do câmbio revestida em couro, rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção, volante com revestimento em couro com aro interno cromado, faróis de neblina, maçanetas externas de alumínio e rodas de liga leve de 15" com pneus 185/55 (175/65 R14 de aço na Expression). Entre os opcionais para ambas as versões, destaque para os freios ABS e para a pintura metálica.
O veículo poderá ainda ser equipado com muitos acessórios, como sensor de estacionamento, sistema de navegação por GPS (monitor é instalado por meio de ventosas no pára-brisa do veículo), tapetes de borracha, alarme antifurto volumétrico, soleiras de portas, na coluna de direção, barras de teto, kit viva-voz, comando satélite do rádio e faróis de neblina para a versão de acabamento Expression.
O mesmo de sempre
O Symbol será comercializado no mercado nacional com câmbio manual de cinco marchas e motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, que equipa quase toda linha Renault no Brasil (Scénic, Sandero, Logan e Mégane). Com essa motorização, o novo sedã gera 110 cv de potência e 15,2 kgfm de torque (abastecido com 100% gasolina) e 115 cv e 16 kgfm (abastecido somente com álcool). Segundo a marca, com o combustível fóssil, ele demora 10,1 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h e atinge 186 km/h de velocidade máxima. Quando abastecido com o derivado da cana-de-açúcar, ele gasta 9,9 s de 0 a 100 km/h e alcança 187 km/h de máxima.
Versão/Conteúdo | Preço (R$) |
Expression | 41.190 |
Pintura Metálica | 850 |
Freios ABS | 1.500 |
Opcional Pack* | 800 |
Privilège | 44.490 |
Pintura Metálica | 850 |
Freios ABS | 1.500 |
*Opcional Pack: computador de bordo e Rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção.
Cores sólidas: Branco Glacier e Vermelho Vivo;
Cores metálicas: Prata Étoile, Bege Angorá, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Acier e Vermelho Fogo.