A Renault acaba de confirmar que o seu 100% elétrico Zoe sairá de linha. Ao todo, foram 12 anos de produção e duas gerações lançadas, mas, agora, o Renault Zoe não será mais fabricado.
O Renault Zoe ainda ficará no mercado por um tempo até ser substituído de vez pelos futuros elétricos que estão por vir: o Renault 4 e o Renault 5. Vale lembrar, também, que o Megane e Scenic são elétricos da marca que já se encontram à venda no mercado europeu.
A informação foi divulgada por Fabrice Cambolive, diretor de operações da Renault, em uma entrevista concedida à revista britânica Autocar.
As datas ainda não foram confirmadas, mas a previsão é que os Renault 4 e 5 cheguem em 2025. É provável, então, que o Renault Zoe continue sendo vendido até meados de 2025.
Modelos híbridos coexistirão com os elétricos
Além de anunciar o fim da linha do Zoe e a chegada dos novos modelos, Fabrice Cambolive revelou o novo plano da fabricante para o futuro.
Segundo o diretor de operações, a ideia é que os carros movidos a bateria façam parte da gama em diferentes escalas, resultando na coexistência de carros totalmente elétricos com os híbridos de diferentes níveis.
Ao mesmo tempo, Cambolive explicou que a produção será orientada à demanda.
"Se houver mercados totalmente elétricos, teremos os modelos movidos a bateria certos para atender às necessidades desses clientes. Mas entre agora e 2035, continuaremos a produzir outros carros, como o Clio e o Captur, que serão baseados em tecnologia híbrida"
Fabrice Cambolive
Trata-se, portanto, de uma fase de renovação da gama Renault eletrificada – e o Renault Zoe, o carro elétrico mais vendido na Europa em 2015 e 2016, não terá mais espaço nela.
Atualmente, o Renault Zoe é vendido no Brasil por R$ 239.990.
O VRUM testou Oroch 2023; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!