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Renegade obtém apenas 1 estrela na avaliação de segurança do Latin NCAP

Unidade usada no teste provavelmente foi fabricada em 2021 e não trazia 6 airbags, que hoje são de série em toda a Região. Isso muda os resultados?

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Unidade foi adquirida no Panamá, onde versão de entrada tem apenas os airbags frontais
Unidade foi adquirida no Panamá, onde versão de entrada tem apenas os airbags frontais Foto: Unidade foi adquirida no Panamá, onde versão de entrada tem apenas os airbags frontais

O Jeep Renegade obteve apenas 1 estrela, das 5 totais, após ser submetido aos testes de segurança do Latin NCAP. O ponto mais sensível foi o contato da cabeça do dummy que representa a criança de 18 meses contra o banco dianteiro, durante o ensaio de impacto frontal.

Já no ensaio de impacto lateral, o Jeep Renegade também ficou devendo. É que houve proteção marginal para a cabeça dos ocupantes dos bancos dianteiros. Porém, aqui é preciso relativizar o resultado desses testes de impacto porque, aparentemente, o Latin NCAP cometeu alguns erros.

Teste de impacto lateral do Latin NCAP com o Jeep Renegade.
Dianteira sugere que a unidade em teste foi fabricada, na melhor das hipóteses, em 2021

Renegade usado nos testes foi fabricado em 2021

Alguns pontos sugerem que essa história está mal contada. Para começar, ao analisar a frente do Jeep Renegade no teste de impacto lateral, nota-se que a unidade é anterior à reeslilização de fevereiro de 2022. Logo, na melhor das hipóteses, esse carro foi fabricado em 2021.

Apesar de o Jeep Renegade utilizado no teste de impacto do Latin NCAP ter sido fabricada no Brasil, a unidade usada na avaliação foi adquirida no Panamá. Nesse mercado e, segundo o Programa de Segurança, em vários outros países da Região, a versão de entrada do SUV compacto oferece apenas airbags frontais (para o motorista e o passageiro), além de controle eletrônico de estabilidade.

De acordo com a Jeep, hoje, todos os Renegade vendidos na Região saem de fábrica com com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) desde a versão de entrada. Por esse motivo, é bem possível que as unidades atuais ofereçam boa proteção para a cabeça no teste de impacto lateral.

E o Latin NCAP corrobora com essa hipótese ao fazer a seguinte afirmação: "O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão".

A reportagem entrou em contato com o Programa para esclarecer esses pontos e aguarda resposta.

Latin NCAP critica Jeep por uso de resultado "vencido"

O Latin NCAP ainda criticou a Jeep pelo uso do resultado do teste de segurança de 2015 para fins de publicidade e marketing do Renegade. À época, o SUV obteve nota máxima nos ensaios realizados, porém sob protocolos anteriores em duas gerações (ou seja, bem mais brandos).

É que os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing. A Jeep usa esse resultado até hoje, quase oito anos depois.

Confira os testes de impacto do Jeep Renegade 2023

https://www.youtube.com/watch?v=YlHL4mEZ5YE