O Jeep Renegade obteve apenas 1 estrela, das 5 totais, após ser submetido aos testes de segurança do Latin NCAP. O ponto mais sensível foi o contato da cabeça do dummy que representa a criança de 18 meses contra o banco dianteiro, durante o ensaio de impacto frontal.
Já no ensaio de impacto lateral, o Jeep Renegade também ficou devendo. É que houve proteção marginal para a cabeça dos ocupantes dos bancos dianteiros. Porém, aqui é preciso relativizar o resultado desses testes de impacto porque, aparentemente, o Latin NCAP cometeu alguns erros.
Renegade usado nos testes foi fabricado em 2021
Alguns pontos sugerem que essa história está mal contada. Para começar, ao analisar a frente do Jeep Renegade no teste de impacto lateral, nota-se que a unidade é anterior à reeslilização de fevereiro de 2022. Logo, na melhor das hipóteses, esse carro foi fabricado em 2021.
Apesar de o Jeep Renegade utilizado no teste de impacto do Latin NCAP ter sido fabricada no Brasil, a unidade usada na avaliação foi adquirida no Panamá. Nesse mercado e, segundo o Programa de Segurança, em vários outros países da Região, a versão de entrada do SUV compacto oferece apenas airbags frontais (para o motorista e o passageiro), além de controle eletrônico de estabilidade.
De acordo com a Jeep, hoje, todos os Renegade vendidos na Região saem de fábrica com com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) desde a versão de entrada. Por esse motivo, é bem possível que as unidades atuais ofereçam boa proteção para a cabeça no teste de impacto lateral.
E o Latin NCAP corrobora com essa hipótese ao fazer a seguinte afirmação: "O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão".
A reportagem entrou em contato com o Programa para esclarecer esses pontos e aguarda resposta.
Latin NCAP critica Jeep por uso de resultado "vencido"
O Latin NCAP ainda criticou a Jeep pelo uso do resultado do teste de segurança de 2015 para fins de publicidade e marketing do Renegade. À época, o SUV obteve nota máxima nos ensaios realizados, porém sob protocolos anteriores em duas gerações (ou seja, bem mais brandos).
É que os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing. A Jeep usa esse resultado até hoje, quase oito anos depois.
Confira os testes de impacto do Jeep Renegade 2023
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!