UAI

Revisão é o primeiro passo para pegar a estrada nas férias

Para que o motorista não coloque em risco a própria vida e a dos outros, a primeira coisa a fazer antes de pegar a estrada é checar todos os itens que afetam a segurança

Publicidade
Foto:

Se você vai viajar de carro nas férias, fique ligado! Não esqueça de fazer a checagem dos principais itens de segurança e a manutenção preventiva no veículo, além de tomar alguns cuidados importantes antes de “cair na estrada”. Isso vai evitar que o seu período de descanso seja marcado por um problema mecânico que vai deixar você e sua família no meio do caminho; ou pior: por uma tragédia.

 

ÚNICO ELO ENTRE O CHÃO E O CARRO Pneus são componentes fundamentais na segurança e, por isso, merecem atenção especial. Os ‘carecas’ (aqueles com profundidade de sulco inferior a 1,6mm) devem ser substituídos e os meia-vida carecem de cuidados. Os melhores devem ficar sempre no eixo traseiro, pois assim diminui-se a possibilidade de um acidente grave. Isso porque, se um pneu dianteiro estourar, o motorista ainda pode tentar fazer algo, já que tem o controle do volante. Mas se o estouro for na traseira, fica mais difícil manter o carro na trajetória. Além disso, com os pneus melhores na traseira o motorista obtém melhor controle do carro em curvas. A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com o manual do fabricante, levando-se em consideração o peso adicional da bagagem. Calibre os pneus quando estiverem frios, para evitar variações da pressão. Os pneus não esquentam em percurso de até dois quilômetros. Lembre-se, também, de verificar as condições do estepe. Nunca tire o ar do pneu quente.

 

BALANÇO SEGURO O peso adicional das bagagens de férias acaba exigindo mais das suspensões do carro. Por isso, é recomendável revisar amortecedores, molas, buchas, batentes etc., e conferir o alinhamento de todo o conjunto. Não existe troca preventiva dos amortecedores aos 40 mil quilômetros. Isso é roubo, pois ele pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros, dependendo da utilização (peso, tipo de piso etc.). O componente somente deve ser substituído depois de um apurado e criterioso exame visual, no qual se verifique o estado das buchas, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos. Mas o dono do carro deve fazer uma inspeção a cada 15 mil quilômetros ou quando houver alguma irregularidade.



BEM NAS PARADAS Não se esqueça de fazer uma checagem do sistema de freios. Se ele já é importante com o carro vazio, imagine com todo esse peso extra da viagem de férias e em uma descida longa e sinuosa, em velocidade mais elevada. Antes da viagem, peça ao mecânico para conferir o estado das pastilhas, lonas, discos, fluido etc., pois isso vai garantir que você pare com segurança, principalmente em uma emergência. Lembre-se de que colocar o câmbio em ponto morto na descida para economizar combustível é coisa do passado e, além de não poupar nada (o sistema somente para de injetar quando há uma marcha engatada), sobrecarrega o sistema de freios, desprezando a ajuda do freio motor.

 

CORREIAS Na revisão, peça ao mecânico para conferir também as correias (dentada, alternador e ar-condicionado), que podem estar ressecadas ou trincadas, aumentando o risco de arrebentar durante a viagem. Outro item fundamental é o sistema de refrigeração, que deve passar regularmente por uma checagem completa, principalmente no verão.

 

OLHOS BEM ABERTOS Ver e ser visto é uma das regras básicas de segurança no trânsito. Portanto, regule os faróis antes da viagem. Com isso, você evita a perigosa “guerra de luzes”, pois o motorista que trafega em sentido contrário não sabe que o seu farol está desregulado e contra-ataca; e enxerga melhor o caminho à frente. Ao parar em um posto para abastecer ou se alimentar, lembre-se de lavar os faróis, pois isso garante iluminação segura e eficiente. Outros itens fundamentais para a boa visibilidade são as palhetas dos limpadores do para-brisa e vidro traseiro, que devem estar em perfeito estado; e o reservatório do líquido que vai fazer a limpeza dos dois, que deve estar abastecido com um xampu próprio para essa função (existem produtos específicos para isso).

 

NEBLINA Pode até parecer poético, mas a neblina é uma das condições climáticas mais perigosas. Usar farol alto nessa situação é incorreto, pois o motorista precisa de iluminação numa área mais próxima do carro, principalmente para os lados, para melhorar a visibilidade. O correto é usar o farol baixo. Não ligue a luz de neblina quando estiver trafegando fora dessas condições, pois ela tem a mesma potência da luz de freio e atrapalha bastante a visão do motorista que vem atrás.



ESTÁ LIGADO? Respeite os limites do seu corpo, pois quando a sonolência/fadiga se manifesta é sinal de que o cérebro está no limite. Algumas medidas podem ajudar na prevenção de acidentes: procure dormir bem na noite anterior à viagem; evite alimentos de difícil digestão (churrascos ricos em gorduras, feijoada, frituras etc.); evite a ingestão excessiva de cafeína e nicotina, pois são estimulantes que interferem na qualidade do sono; e evite dirigir por longos períodos, programando paradas para descanso, pois 30 minutos de cochilo ajudam muito mais (e de forma saudável) do que qualquer estimulante. É recomendável uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos.

 

O QUE LEVAR Uma pequena lista para ajudar a lembrar de (quase) tudo: lanterna com pilhas novas, duas chaves (uma de fenda e outra Philips), água ou suco, lanches leves, remédios (os prescritos e aqueles para enjoo, dor de cabeça etc.), celular carregado, documentos pessoais e do veículo (todos em dia), dinheiro trocado para os pedágios, telefones da seguradora (cartão de seguro do carro), extintor de incêndio em perfeito estado (o novo ainda não está sendo exigido), luvas, um pano velho e cabos para fazer uma chupeta na bateria. Antes de ir para a estrada, não custa nada consultar (pelo site do Dnit, DER, concessionárias, aplicativos de celulares etc.) o estado das estradas por onde vai passar, pois isso pode evitar surpresas desagradáveis.