A Rolls-Royce acaba de anunciar algo inédito: o Spectre, seu primeiro carro 100% elétrico. O modelo faz jus à profecia de Charles Rolls, o cofundador da marca que, em 1900, previu um futuro elétrico para os automóveis, reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa em potencial frente ao motor a combustão.
“O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis quando as estações de carregamento fixas puderem ser organizadas”.
Charles Stewart Rolls, em 1900
O Spectre marca o início da eletrificação da Rolls-Royce Motor Cars, que pretende, futuramente, se tornar 100% neutra em emissões de poluentes.
“Este é o início de um novo capítulo ousado para nossa marca, nossos clientes extraordinários e a indústria de luxo. Por esse motivo, acredito que Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu”.
Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars
Além disso, ao revelar o novo modelo, a montadora inglesa antecipa a criação de uma nova classe de automóveis totalmente originais, o Ultra-Luxury Electric Super Coupé. O primeiro deles é, então, o Spectre, o "sucessor espiritual" do Phantom Coupé.
O lançamento oficial no mercado está previsto para o quarto trimestre de 2023 e os preços começarão a partir de US$ 413.500 (R$ 2,1 milhões na cotação atuais).
Sobre o novo Rolls-Royce Spectre
O Rolls-Royce Spectre manteve a tradicional grade cromada na dianteira, mas as lâminas são mais suaves e niveladas do que as do antecessor, Phantom Coupé. Além disso, a grade é suavemente iluminada com 22 LEDs e as rodas são de 23 polegadas.
No interior, o modelo está disponível com as Starlight Doors, que incorporam 5.876 "estrelas" suavemente iluminadas no teto.
O Spectre é construído sobre uma nova arquitetura com estrutura de alumínio flexível, que é adaptada para modelos elétricos. Isso, em conjunto com a integração das baterias, permite que ele seja mais rígido do que qualquer outro Rolls-Royce já produzido.
Ao mesmo tempo, o carro apresenta fiação e tubulação de controle climático entre a bateria e o piso, proporcionado, assim, uma cabine que utiliza a própria bateria para criar o isolamento acústico.
A suspensão é adaptativa e integrada, oferecendo uma série de sensores que fazem a leitura da superfície onde o veículo trafega, o que traz mais conforto à condução.
Quanto aos números, a princípio, o Rolls-Royce Spectre terá um alcance estimado de até 416 quilômetros (ciclo EPA) e terá 91,7kgfm de torque no seu motor, entregando 577cv de potência. Estima-se que o modelo acelere de 0 a 100km/h em 4,5 segundos.
Confira o vídeo oficial do Spectre:
Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion também!