Se 2015 foi o ano dos SUVs, com importantes lançamentos e a briga acirrada entre o Jeep Renegade e o Honda HR-V, o ano que entra também reserva muitas novidades nesse segmento, como o Renault Captur nacional e o utilitário compacto derivado do conceito Nissan Kicks. Mas 2016 terá modelos completamente novos em outras searas, como a Fiat Toro – apenas um exemplo do que promete ser o agitado mundo das picapes – e os compactos Fiat Mobi e Renault Kwid. Modelos consagrados, como o Honda Civic, também ganham novas gerações que prometem sacudir nosso mercado. O ano ainda nos reserva reestilizações de modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10, VW Gol e Ford EcoSport, além de novas versões e alterações mecânicas.
O segmento das picapes será dos mais agitados. A principal novidade é o lançamento da inédita Fiat Toro ainda em fevereiro, com seu porte entre as médias e as compactas e preços que vão de R$ 70 mil a R$ 120 mil. Nissan Frontier e Mitsubishi L200 terão histórias parecidas: as novas gerações chegam importadas e posicionadas como topo de linha, mas terão que conviver com as antigas. Já a nova geração da Chevrolet Montana terá visual inspirado no novo Cruze e a plataforma do Onix. Para ter competitividade entre as picapes compactas, aguarda-se a oferta de cabine dupla e estendida.
Ford Ranger e Chevrolet S10 serão reestilizadas. A Ranger, que já teve fotos oficiais divulgadas, será lançada no primeiro trimestre. Já a S10 chega mais no fim do ano, com mudanças no capô, faróis, para-lamas e para-choques. Tem novidade até para lançamentos de 2015. Enquanto a Toyota Hilux chega com motor flex, a Renault Oroch ganha versões pé de boi (abaixo dos R$ 60 mil), 4x4 e automática.
SEDÃS A maior expectativa entre os sedãs médios é do Honda Civic, que chega em abril para tentar desbancar o Toyota Corolla. Além das linhas, que serão unificadas em todas as regiões do mundo, o destaque dessa 10ª geração é a chegada do motor 1.5 turbo conjugado com câmbio CVT. A nova geração do Chevrolet Cruze também não vem para brincadeira. Com previsão de chegada para o fim do ano, o modelo passa a vir da Argentina com um porte mais avantajado e motor 1.4 turbo. Já entre as reestilizações, o Nissan Sentra é aguardado para o fim de 2016 e o Kia Cerato passa a vir do México, o que pode torná-lo mais competitivo devido a acordos de importação mais favoráveis. E a carroceria hatch do sedã coreano também está confirmada para o Brasil. Já o Kia Optima reestilizado chega às concessionárias em março.
COMPACTOS Novidades também no segmento dos compactos. A Fiat chega em abril com o hatch Mobi (nome esperado para o projeto X1H), com preço inicial entre o Palio Fire e o Novo Uno. Para substituir o Clio, a Renault lança o Kwid no fim do ano, se possível com preço inicial abaixo dos R$ 30 mil. O compacto terá motor flex três cilindros de 800cm³ de cilindrada. Em novembro, a Kia lança o hatch Rio no Brasil. Em março, a Chery lança o novo QQ.
REESTILIZAÇÕES Para defender a liderança, o Chevrolet Onix ganha um “tapa”, com mudanças nos para-choques, capô, para-lamas, faróis e lanternas. O Volkswagen Gol e seu sedã Voyage também passam por reestilização (faróis e para-choques), e podem incorporar o motor 1.0 de três cilindros. A Toyota é que não vai investir muito na reestilização do Etios, com mudanças apenas na dianteira, logo o modelo com design mais criticado. Para quem gosta de compactos “quentes”, a Hyundai lança o HB20 com motor 1.0 turbo. Ainda mais apimentado, outro Hyundai a chegar aqui será o Veloster turbo. Um pouco simplificado, o VW Golf nacional deve chegar às concessionárias em março. O Peugeot 308 europeu importado será a versão mais sofisticada, coexistindo com o 308 nacional, que é bem mais simples.
SUVs Se você achou que todos os SUVs foram lançados em 2015, ainda resta uma baciada, como a nova geração do Toyota SW4. A Renault lança o Captur nacionalizado na plataforma do Duster. A versão de mercado derivada do conceito Nissan Kicks vai chegar ao mercado no meio do ano, mas importada. A nova geração do Volkswagen Tiguan é prevista para o segundo semestre. A terceira geração do Hyundai Tucson chega posicionada acima do ix35. O novo Ford Edge será lançado ainda no primeiro trimestre. Sem data para o lançamento, o Suzuki Vitara vai ganhar linhas mais urbanas. O Kia Sportage será lançado ainda no primeiro semestre. Prometido para 2015, o JAC T5 é esperado ainda para o primeiro trimestre. A reestilização do compacto Ford EcoSport também era aguardada para o ano passado, mas ficou para 2016, com direito a motor 1.5 de três cilindros. Audi Q3 e BMW X1 serão nacionalizados. A reestilização do Mitsubishi ASX nos Estados Unidos será a mesma no Brasil este ano.
LUXO Como sempre, o mercado de luxo pouco se importa se estamos em crise ou não. Em 2016, a Jaguar traz para o Brasil o sedã XF e o SUV F-Pace. A Volvo já confirmou que vai importar o S90, seu sedã mais luxuoso. A sexta geração do Chevrolet Camaro deve chegar em meados do ano. O Nissan GT-R passará a vir oficialmente. O Porsche 911 Carrera já foi confirmado para o segundo semestre. A Mercedes-Benz vai atacar de Classe C Coupé. A Audi importa para o Brasil o novo sedã A4. Ainda no início do ano, a Honda começa a vender o Accord. Já agora, em janeiro, a Volkswagen começa a vender o novo Passat lançado no ano passado. A reestilização do Nissan Altima chega ao Brasil em 2016. O Land Rover Discovery Sport será o primeiro modelo fabricado em Itatiaia (RJ), seguido pelo Range Rover Evoque.
PODE SER Alguns projetos ainda estão em desenvolvimento, e podem render frutos no decorrer do ano. O projeto 551 da Jeep, um SUV médio, será fabricado no Brasil e vai substituir o Compass. Já o projeto X6H da Fiat deve substituir ao mesmo tempo o Punto e o Novo Palio. Esse veículo será fabricado em Betim.
#offTopic - Qual será o seu carro em 2016?
Entre na brincadeira! Aperte o pause e veja qual será o seu novo carro em 2016!