Rio de Janeiro (RJ) — No mundo automotivo, algumas marcas costumam se destacar mais em umas categorias e menos em outras. Enquanto algumas são fortes entre picapes, outras são entre esportivos, utilitários ou monovolumes. Não existe uma receita exatamente. A Fiat, por exemplo, sempre teve uma evidência maior em modelos compactos. É só olhar o sucesso de 147, Uno e Palio e suas variações sedãs e station wagon.
Como de costume, a montadora sempre conta com representantes fortes entre os pequeno. No ano passado, a italiana apostou suas fichas no Argo. Lançado no fim do primeiro semestre, o modelo até que vendeu bem — para quem só teve metade do ano para —, fechou o 2017 com 27.925 unidades comercializadas. Outra tradição da marca é apresentar variações de seus hatches compactos, a bola da vez é um sedã, o Cronos.
A missão do sedã é simples, mas nada fácil: tomar a liderança da categoria. O segmento é amplamente dominado pelo Chevrolet Prisma, o americano fechou a ano passado com nada menos que 25% da fatia de mercado da categoria. O problema é que o italiano não está sozinho nessa empreitada. Outro concorrente de peso busca tomar a coroa do Prisma, o Volkswagen Virtus. Para se sair melhor que os adversários, a Fiat aposta em um design diferenciado, principalmente interno, três opções de câmbio e duas de motor, preço competitivo (parte de 53.990) e um item que sempre foi forte da marca, um gigantesco porta-malas de 525 litros.
(quase) A cara do irmão
Uma coisa difere, e muito, o Cronos dos outro sedãs da marca, ele não é exatamente igual ao hatch, de onde é derivado. A semelhança com o Argo é grande, mas alguns detalhes no visual deixa o três volumes com identidade própria. Na dianteira, a grade, o para-choque e a posição das luzes de apoio foram redesenhadas. Os vincos do capô são levemente diferentes, apenas os faróis são iguais ao do irmão.
A traseira, obviamente é totalmente diferente. O teto tem uma leve caída até a tampa do porta-malas, lembrando um fastback. As lanternas, com uma parte fina e outra larga, é semelhante a do Argo, só que mais retilíneas. Agora, o interior é exatamente igual ao do hatch, sem tirar nem pôr. Um fato chama a atenção, mesmo maior — por ser um sedã — o Cronos não ganhou em entre-eixos, tem a mesma área interna do hatch, o que pode ser um desfalque, principalmente em relação ao principal concorrente do ano, o Virtus.
Longa lista
Lógico que, a grande “guerra” do segmento será entre o modelo italiano e o Virtus. Para se armar à altura do alemão, a Fiat aposta em uma boa lista de equipamentos. Desde a versão de entrada, os itens de série são interessantes. A Drive manual (R$ 55.990) conta, com os já básicos, vidro e trava elétrica e ar-condicionado, além de central multimídia com tela de sete polegadas, comandos no volante, duas entradas USB, direção elétrica, painel de instrumentos com display em TFT de 3,5 polegadas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (algo raro em veículos da categoria) e banco do motorista com ajuste de altura.
A Drive GSR (R$ 60.990 mil) conta com todos os itens da versão de entrada e acrescenta o câmbio automatizado de cinco velocidades (o mesmo já utilizado no Uno, Mobi e Argo) com borboletas no volante, sistema start/stop, vidros traseiros e retrovisores elétricos, controles de tração, estabilidade e de velocidade em cruzeiro e auxiliar de partida em rampa.
A primeira opção com motor 1.8, a Precision manual (R$ 62.990), vem com luz de circulação diurna, faróis de neblina e roda de liga leve de 16 polegadas, além de todos os itens da configuração anterior, exceto o câmbio GSR e o cruise control. A Precision topo de linha (R$ 69.990) acrescenta câmbio automático de seis velocidades, borboletas no volante, que passa a ser de couro, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, luz ambiente e maçanetas e frisos das portas cromados.
Como de costume da Fiat, as quatro versões contarão com itens opcionais. Na Drive é possível acrescentar faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento, além de retrovisores e vidros traseiros elétricos na de entrada. Já as Precision é possível adicionar airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de sete polegadas, ar-condicionado digital, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, entrada e partida do motor sem a chave, sensores de chuva e crepuscular, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Mais do mesmo
O conjunto mecânico do Cronos é exatamente igual ao do Argo. A única diferença é que ele não contará com o motor 1.0 de três cilindros, no mais, a mesma coisa. São duas opções de propulsor: 1.3 de 109 cavalos 14,2kgfm de torque no etanol e 101 cavalos e 13,7kgfm na gasolina e 1.8 de 139/135 cavalos e 19,3/18,8kgfm de torque. Já a transmissão conta com três variações: manual de cinco velocidades, GSR automatizada também de cinco marchas e automática de seis.
FICHA TÉCNICA
Motores: 1.3 de 109cv a 6.250rpm e torque de 14,2kgfm a 3.500rpm (e) e 101cv a 6.000rpm e torque de 13,7kgfm a 3.500rpm (g) e 1.8 de 139cv a 5.750rpm e torque de 19,3kgfm a 3.750rpm (e) e 135cv a 5.750rpm e torque de 18,8kgfm a 3.750rpm (g)
Dimensões: 4.364mm de comprimento; 1.726mm de largura; 1.508mm de altura e 2.521mm de entre-eixos;
Transmissão: manual de 5; automatizado de 5 e automático de 6 velocidades
Direção: elétrica
Porta-malas: 525 litros
Suspensão: independente tipo McPherson na dianteira e semi-independente na traseira
Pneus: 185/60 R15 e 195/55 R16
Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira
Preço: entre R$ XXX mil a R$ XXX mil
Concorrentes da Precision
Volkswagen Virtus Highline CBNFOT230120180624.jpg
Motor: 1.0 turbo
Potência máxima: 128cv (e) e 116cv (g)
Torque máximo: 20,4kgfm (e) e 20,4kgfm (g)
Direção: elétrica
Combustível: etanol/gasolina
Transmissão: automática de 6 velocidades
Peso: 1.192kg
Porta-malas: 521 litros
Tamanho (A x L x C): 1.472 x 1.751 x 4.482mm
Preço: a partir de R$
Hyundai HB20 Premium CBNFOT291120170702.jpg
Motor: 1.6
Potência máxima: 128cv (e) e 122cv (g)
Torque máximo: 16,5kgfm (e) e 16kgfm (g)
Direção: hidráulica
Combustível: etanol/gasolina
Transmissão: automática de 6 velocidades
Peso: 1.086kg
Porta-malas: 450 litros
Tamanho (AxLxC): 1.470 x 1.680 x 4.230mm
Preço: a partir de R$ 69,9 mil
Chevrolet Prisma LTZ CBNFOT290720160685.jpg
Motor: 1.4
Potência máxima: 106cv (e) e 98cv (g)
Torque máximo: 13,9kgfm (e) e 13kgfm (g)
Direção: elétrica
Combustível: etanol/gasolina
Transmissão: automática de 6 velocidades
Peso: 1.085kg
Porta-malas: 500 litros
Tamanho (AxLxC): 1.478 x 1.705 x 4.282mm
Preço: a partir de R$ 69,3 mil