O comportamento dos consumidores varia bastante de acordo com o país em que estão. É por isso que alguns modelos podem fazer muito sucesso em determinado mercado, mas fracassar em outro. O comportamento do público está diretamente ligado a questões econômicas, como o poder aquisitivo, mas o gosto desempenha papel fundamental. É justamente por isso que casos de carros que saíram de linha no Brasil prosseguiram no exterior, onde têm boa aceitação.
Casos assim, aliás, são mais comuns do que parecem. Duvida? Pois o VRUM fez um listão com 7 carros que saíram de linha no Brasil, mas seguiram em produção ininterruptamente em outros países, principalmente nos da Europa. Por lá, inclusive, eles já receberam até novas gerações. Confira!
Esses 7 carros saíram de linha no Brasil, mas não mundialmente:
1- Chevrolet Corsa
O Corsa chegou ao Brasil em 1994 e, na época, impressionou pelo design moderno e pelo bom acabamento interno. A segunda geração veio em 2002, com mais espaço e melhor dirigibilidade. Por aqui, os carros dessa última gama saíram de linha em 2011, sendo que o sedan da primeira safra, rebatizado de Classic, ainda durou até 2016.
Na Europa, porém, o Corsa prosseguiu normalmente e já está na sexta geração. Por lá, o modelo é produzido pela Opel, que pertenceu à GM até 2017, quando foi adquirida pelo Grupo PSA; desde 2021, a marca passou a integrar o Grupo Stellantis.
2- Chevrolet Astra
O caso do Chevrolet Astra é parecido com o do Corsa: ele chegou ao Brasil em 1995, só que via importação, mas ganhou produção nacional em 1998. Os dois carros da gama, o hatch e o sedan, saíram de linha em 2011. Porém, do outro lado do Atlântico, a Opel seguiu fabricando o modelo normalmente. Hoje, ele está na sexta geração.
3- Volkswagen Golf
Concorrente direto do Astra, o Golf, ao menos por enquanto, é outro que segue firme na Europa, onde já está na oitava geração. No Brasil, o hatch médio chegou como importado, em 1995, então na terceira linhagem. O modelo seguinte desembarcou em 1997 e ganhou produção local em 1999, até se despedir em 2013. Após um breve hiato, o modelo voltou em 2015, já na sétima safra, se tornou nacional em 2016 e deixou o país em 2020.
4- Volkswagen Passat
Outro dos carros da Volkswagen que saíram de linha no Brasil, mas não no exterior, é o Passat: o modelo original teve produção nacional entre 1974 e 1986. Muita gente não sabe, mas o sedan que o mercado local conheceu como Santana é, na verdade, o Passat europeu, cuja trajetória foi de 1984 a 2006. Nas últimas décadas, diferentes versões chegaram ao país via importação. O veículo permaneceu à venda até 2020, por aqui, porém segue vivo na Europa. Lá, ele acaba de ganhar uma nova geração, mas apenas na configuração Variant.
5- Renault Clio
As vendas do Renault Clio nunca decolaram no Brasil, onde ele teve duas linhagens à venda: a primeira veio da Argentina entre 1996 e 1998, enquanto a segunda passou a ser produzida nacionalmente em 1999. A fabricação retornou ao país vizinho em 2012 e chegou ao fim em 2016. Já na Europa, o modelo nunca deixou o mercado e, atualmente, está na quinta geração.
6- Renault Scénic
Sabe qual foi o primeiro automóvel que a Renault produziu no Brasil? Foi o Scénic, a partir de 1999. A produção foi até 2010, mas algumas unidades da geração seguinte, com o prenome “Grand”, chegaram a ser importadas a partir de 2007. Na Europa, o modelo não só seguiu em produção, de maneira ininterrupta, como acaba de chegar à quinta geração, com propulsão 100% elétrica e carroceria ao estilo SUV.
7- Toyota Fielder
O último do listão de carros que saíram de linha no Brasil, mas não no exterior, é o Toyota Fielder. A perua da gama Toyota teve uma passagem breve pelo país, somente entre os anos de 2004 e 2008. Vale citar que duas gerações anteriores chegaram a ser importadas, na década de 1990, ainda com o sobrenome Wagon. No exterior, essa configuração existe até hoje e se chama Touring Sports.
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