De Buenos Aires - De hoje ao dia 20, as principais novidades do setor automotivo estarão pelos corredores do La Rural, na 8ª edição do Salón Internacional del Automóvil de Buenos Aires. Para o mercado brasileiro foram mostrados poucos, mas importantes modelos, como o SUV Chevrolet Equinox, o Renault Kwid e o Ford EcoSport reestilizado.
A grande estrela do salão foi o pequeno Renault Kwid. O atributo? Preço! O modelo, que já tem pré-venda aberta (mas só deve chegar em agosto), tem preço inicial de R$ 29.990, na versão Life, que vem com rodas de aço de 14 polegadas, airbags frontais e laterais, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e pré-disposição para rádio.
A versão seguinte é a Zen, por R$ 34.990, que acrescenta direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros. Com o pacote de opcionais com rádio e Bluetooth, esta versão sai por R$ 35.390. Já a Intense, que custa R$ 39.990, tem ainda retrovisores elétricos, faróis de neblina, Media Nav 2.0, câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave canivete.
O Kwid tem 3,68m de comprimento e 2,42m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 290 litros de volume. Apesar da altura em relação ao solo de 18cm, o hatch compacto está longe de ser o SUV que a Renault quer que você acredite que ele é. O pequeno usa o motor 1.0 SCe de três cilindros, com 66cv (gasolina)/70cv (etanol) de potência e 9,4kgfm (g)/9,8kgfm (e) de torque. O consumo urbano é de 15,2km/l com gasolina e 10,5km/l com etanol.
MEXICANO No estande da Chevrolet, quem deu as caras pela primeira vez na América do Sul foi o SUV Equinox, que chega ao Brasil em outubro, via México. De acordo com a marca, trata-se do seu utilitário-esportivo mais vendido no mundo. No Brasil, o modelo será lançado no último trimestre do ano e será posicionado entre o Tacker e o Trailblazer. Sob o capô, um motor 2.0 turbo de 262cv de potência promete desempenho empolgante. A tração é integral e o câmbio automático de nove marchas. O interior é espaçoso, o assoalho é plano e há saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
E não é só performance que a Chevrolet promete para o modelo. Conforto, tecnologia, conveniência e conectividade também fazem parte do pacote, que será único, versão Premier. Entre os principais equipamentos disponíveis, destaque para: frenagem automática de emergência; banco do motorista com alerta de segurança, que, na iminência de um acidente, vibra para alertar o condutor; faróis de LED capazes de perceber a aproximação de outros veículos e desativar automaticamente a luz alta para evitar o ofuscamento; tampa do porta-malas acionada por sensor de movimento, bastando passar o pé sob o para-choque traseiro para abri-la; teto solar elétrico panorâmico; assistente de estacionamento semiautônomo; alerta de ponto cego nos retrovisores externos; acionamento remoto do motor; e regulagem elétrica e memória do banco do motorista.
O terceiro principal destaque do Salão de Buenos Aires é o Ford EcoSport reestilizado, que ganhou mais que novas linhas. O modelo chega ao mercado brasileiro com dois novos motores flex, o 1.5 três-cilindros e o 2.0 GDI, o mesmo do Focus. O problemático câmbio Powershift foi substituído pelo mesmo automático do Fusion. O interior foi completamente renovado: painel softtouch e bancos novos, mas o destaque é a tela de oito polegadas capacitiva, que comanda o sistema multimídia Sync 3. O EcoSport reestilizado chega ao mercado brasileiro em agosto e a ideia é ser competitivo, para brigar pela liderança.
No estade da Volkswagen, o que interessa para o Brasil são os modelos Tiguan AllSpace, que é a carroceria de sete lugares fabricada no México e que chega no primeiro trimestre de 2018; a Amarok V6, que chega ainda este ano; e o Golf reestilizado, mostrado na versão esportiva R, que não será vendida no Brasil. De resto, a marca mostrou sua gama de veículos, com destaque para o up! reestilizado, que acaba de chegar a Argentina.
A Toyota já não nega a possibilidade da chegada do C-HR no mercado brasileiro. A justificativa usada agora é que a marca estuda a importação do modelo, que só é fabricado na Turquia. Porém, a Toyota já escolheu a versão que seria trazida, a de motorização híbrida, com o mesmo conjunto do Prius. A marca japonesa também mostrou uma série especial da Hilux, na Argentina chamada de Limited, que no Brasil terá outro nome.
O destaque da Honda para o mercado argentino é o Fit, que acaba de chegar via México. Os esportivos ASX e o Civic Type R figuravam como carros de exibição, mas é bem verdade que os japoneses estudam trazer este último modelo para o Brasil.
E falando em Mercedes-Benz, a marca da estrela de três pontas mostrou pela primeira vez na América do Sul dois conceitos da Classe X, que dará origem à sua picape média, que, assim como a Renault Alaskan, é derivada na nova geração da Nissan Frontier.
A Fiat não tem novidades para o Brasil, já que o Argo foi lançado no nosso mercado recentemente. Em meio a carros-conceito já mostrados no Salão de São Paulo, como o Mobi e a Toro, a marca italiana expôs o sedã Tipo fabricado na Turquia. O sedã serve como uma prévia do X6S, que será fabricado na Argentina em 2018, que nada mais é que o Argo três-volumes, que chega ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano. O três-volumes terá maior distância entre-eixos em relação ao Argo e um porta-malas que promete ser o maior do segmento. As portas traseiras também terão novo corte e a tampa do porta-malas será inspirada no Tipo.
Outra atração no estande da Fiat é a edição especial da picape Toro, denominada Blackjack. Com vários elementos externos e internos pintados em preto e faróis com máscara negra, a nova versão chega ao mercado brasileiro em agosto. Ela será equipada com o novo motor 2.4 Tigershark flex, de 186cv de potência e 24,9kgfm de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de nove velocidades.
A Nissan mostrou o conceito Frontier Attack, que revela alguns elementos de design que serão usados na versão de produção, que só deve dar as caras por aqui no segundo semestre de 2018. O trabalho é assinado pelo estúdio de design do Brasil. A marca também apresentou o SUV Kicks, que chega ao mercado argentino via México.
Já a Citroën anunciou que vai vender o furgão Jumpy no Brasil. O veículo chega ao país em outubro para brigar com os rivais Mercedes-Benz Vito e Renault Master. O mesmo modelo também figurava no estande a marca irmã Peugeot com o nome Expert.
* Jornalista viajou a convite da Anfavea