Quem for à mostra, que termina dia 26, terá a chance de ver muitos modelos, conceitos, versões e tecnologias interessantes, como os sofisticados Peugeot 508 nas opções sedã e perua, que ainda não deram o ar da graça n o Brasil; a versão elétrica do sedã Renault Fluence; a nova geração do Beetle, que passou por reestilização; e o eficiente sistema All Mode 4x4 com ESP da Nissan. O salão funciona das 12h às 22h.
NISSAN
No estande da marca japonesa destacam-se o hatch March e o sedã Sunny, que serão fabricados no México e chegam ao mercado brasileiro em outubro e no segundo semestre de 2012, respectivamente. Os dois, que estão sendo exibidos com motor 1.6, também serão vendidos no mercado argentino. Os outros modelos expostos são o novo X-trail, equipado com o sofisticado sistema All Mode 4x4-i com ESP, capaz de detectar o momento preciso no qual o veículo necessita de mais tração em alguma de suas rodas; o renovado hatch Tiida; o novo Sentra Tekna com câmbio CVT; os 370Z nas opções cupê e roadster; o crossover Murano; e as picapes Frontier e NP 300.
Clique aqui e leia mais sobre o Salão de Buenos Aires
PEUGEOT
O que mais “brilha”, em termos de Brasil, no espaço da marca do leão é a versão do 408 equipada com o motor turbo THP 1.6, de 163cv, e câmbio automático sequencial de seis velocidades, aguardada com ansiedade em nosso mercado, já que a versão vendida tem um conjunto mecânico bem inferior (2.0 e câmbio automático de quatro marchas). Também dividem as atenções o sofisticado 508, nas opções sedã e perua; a versão híbrida do 3008, com eixo dianteiro acionado por motor a diesel (2.0, de 163cv) e traseiro por um elétrico (de 37cv); e o conceito SR1, que anuncia a futura filosofia de design da Peugeot.
RENAULT
Finalmente, o tão aguardado Duster, que será produzido no Brasil a partir do fim de outubro, deu as caras. Construído sobre a plataforma BO da romena Dacia – a mesma de Logan e Sandero –, o utilitário-esportivo tem 4,3m de comprimento, 1,8m de largura, porta-malas de 475 litros, duas opções de motor (1.6 ou 2.0, ambos flex), dois tipos de tração (4x2 ou 4x4, sendo que esta última opção está disponível somente com motor 2.0 e câmbio manual), boa altura livre do solo, bons ângulos de ataque e saída (30° e 35°, respectivamente) e chega para competir com Ford EcoSport, entre outros. A outra grande atração é a versão elétrica, a Z.E. (zero emission), do sedã Fluence, com motor de 95cv de potência e 22,6kgfm de torque e bateria que pode ser recarregada em tomadas comuns (de 220V), que já está à venda na Europa. Mesmo com as baterias, o porta-malas ainda continua com uma capacidade aceitável: 330 litros.
TOYOTA
O grande “barato” dessa marca japonesa é o conceito FT-EV, um compacto 100% elétrico que pode transportar até quatro pessoas em bancos individuais. Desenvolvido sobre a mesma plataforma do subcompacto iQ, o conceito tem motor alimentado por baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada, com autonomia de até 80 quilômetros. A Toyota mostra também a última geração do Prius e o cupê compacto FT-86 (com motor 2.0 Boxer e tração traseira).
VOLKSWAGEN
O estande da marca alemã reserva uma das principais estrelas do Salão: a SpaceCross, a versão aventureira da perua SpaceFox, batizada de SuranCross no mercado argentino, e que deve desembarcar no Brasil no segundo semestre. O modelo exposto tem motor 1.6 a gasolina (no Brasil será o 1.6 flex), que desenvolve 101cv de potência; e câmbio manual de cinco velocidades. No mesmo espaço VW estão também a picape Amarok na opção com cabine simples, que será lançada aqui no segundo semestre; a nova geração do Beetle, que chega ao Brasil em 2012; o esportivo Scirocco; e a sétima geração do Passat (sedã e perua), que já foi lançada no mercado brasileiro.