De São Paulo* - Com a grande maioria dos carros-conceito já exibida em salões internacionais como o de Paris, há algumas semanas, o Salão de São Paulo concentra exercícios de estilo da indústria nacional. São dezenas deles, quase todos baseados em modelos de produção (alguns até com nomes parecidos), com destaque para o esportivo Volkswagen Gol GT Concept, que está mais para uma versão maquiada, e os totalmente novos Hyundai Creta STC e Troller T4 Xtreme.
De todos os estudos, sem dúvida, o que mais mexe com o público é o Gol – carro que por muitos anos foi o mais vendido no Brasil. Baseado nas versões GT e GTS dos anos 1980, o GT Concept é um Gol duas portas de faróis com LEDs, rodas aro 18 polegadas, para-choques alargados e tomadas de ar maiores, na cor cinza-vulcano.
O aplique preto fosco da tampa do porta-malas é inspirado no Gol GT de 1984 e o interior conta com bancos do tipo concha e voltante do Golf GTI. A Volkswagen não fala em motores. Mas enquanto a nova geração do Gol não vem (deve ser lançada até o fim de 2017), fãs já pedem o retorno de uma versão esportiva, 15 anos depois do fim da produção do Gol GTI geração 3.
Desenvolvido pelo Centro de Design da Hyundai na Coreia do Sul em parceria com a área de produto da marca no Brasil, o Creta STC (abreviação para Sport Truck Concept) sugere como seria uma picape baseada em um crossover compacto. Em tom de verde fosco, usa faróis com LEDs mais finos, silhueta que remete a um cupê e terceira porta de acesso lateral – recurso que estreou no Brasil na Fiat Strada de cabine dupla. A caçamba de 510mm de altura tem volume para 850 litros, e as rodas são calçadas em pneus de 21 polegadas. Caso se concretize, a picape Creta seria uma interessante opção para o segmento intermediário lançado pela Renault Duster Oroch e Fiat Toro.
De linhas futuristas, o T4 Xtreme sugere como poderá ser o jipe T4 daqui a alguns anos. O utilitário sem capota usa uma incomum configuração interna: três bancos, sendo dois dianteiros e apenas um traseiro, especialmente desenhado para o “Zequinha”, apelido popular para o passageiro que acompanha o piloto e o navegador em trilhas off-road. A cor azulada muda de tom conforme o reflexo da luz.
FIGURINHAS Entre os show-cars já conhecidos está o Audi h-tron quattro. O crossover, mostrado pela primeira vez em Frankfurt’2015, combina um sistema movido a 330 células a combustível de 150cv e uma bateria que gera potência adicional temporária de 136cv. Os três reservatórios de hidrogênio podem ser reabastecidos em quatro minutos, proporcionando autonomia de 600 quilômetros.
Das telas de vídeogame para a realidade, a Nissan trouxe ao Brasil o Concept 2020 Vision Gran Turismo, já visto no Salão do Automóvel de Tóquio em 2015. O supercarro criado para o jogo Gran Turismo 6 do Sony PlayStation foi concretizado por uma concorrência entre cinco estúdios de design da marca japonesa. A equipe vencedora foi a Nissan Design Europa, de Londres, que trabalhou em um 2%2b2 com tecnologia de pista e a nova assinatura de design da Nissan, com a grade V-Motion. No game, o Concept 2020 tem tração integral e propulsão híbrida, com um motor V6 turbo duplo combinado com três motores elétricos. O protótipo real não tem a parte mecânica, somente a carroceria.
Também marcam presença em São Paulo os conceitos BMW Concept X2, Citroën Aircross Concept e e-Mehari, Mercedes-Benz Concept IAA, Lexus LC500h e LF-FC, Peugeot Fractal, Toyota C-HR (que já deu origem ao carro de produção lá fora), os Volkswagen e-budd e Golf GTE Sport.
* Jornalista viajou a convite da Anfavea