UAI

Sandero chega para incomodar muita gente

Novo Renault custará a partir de R$ 29.990 e terá motores 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V - todos flex

Publicidade
Foto:

A Renault apresentou hoje (26/11), em Florianópolis (SC), seu mais novo lançamento, o hatch Sandero. Disponível apenas na carroceria quatro portas e com três opções de motor, o modelo usa a mesma plataforma do sedã Logan. De acordo com a montadora francesa, o carro deverá chegar às concessionárias da marca até o meio de dezembro. Os preços sugeridos variam entre R$ 29.990 na versão Authentique, a de entrada, e R$ 43.790, na topo de linha Privilége.


Mostrado pela primeira vez em setembro, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o Sandero nacional poderá ser encontrado nas versões Authentique e Expression, com motor 1.0 16V flex, que desenvolve 76 cv de potência com gasolina e 77 cv com álcool; Authentique, Expression e Privilége, com propulsor 1.6 8V Hi-Torque flex, que gera 92 cv com o derivado do petróleo e 95 cv com o combustível vindo da cana-de-açúcar; e Privilége 1.6 16V Hi-Flex, que tem 107 cv (g) e 112 cv (a). (Veja os preços na tabela abaixo). De acordo com a marca francesa, a versão Expression 1.6 8V será a responsável por 40% do mix de vendas. Com isso, o Clio 1.6 16V flex Privilége vai sair de linha. Mas as versões Authentique e Expression do hatch compacto, ambas 1.0, vão continuar sendo comercializadas.

Veja mais fotos do Sandero!

O novo Renault deve disputar mercado principalmente com Fiat Punto e Volkswagen Polo. Porém, o modelo pode também incomodar veículos mais baratos, como Palio, Fox, Fiesta e Corsa, além de carros maiores, como Golf e Astra. O Sandero mede 4,02 m de comprimento, 1,53 m de altura, 1,75 m de largura e tem distância entre-eixos de 2,59 m. Só para efeito de comparação, Punto, Polo e Astra hacth medem, respectivamente, 4,03 m, 3,91 m e 4, 20 m de comprimento.

Do irmão Logan, o Sandero herdou o mesmo painel, bom espaço interno e os três anos de garantia. Na parte visual, os dois carros se diferenciam: o sedã tem linhas mais retas e conservadoras, enquanto o hatch tem o exterior mais arredondado e moderno. Produzido no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, no Paraná, o Sandero é o quarto lançamento da Renault no Brasil e faz parte do plano "Contrato 2009", que prevê a chegada de mais duas novidades ao país nos próximos dois anos.

Equipamentos
Desde a versão mais simples, a Authentique 1.0 16V, o Sandero tem pára-choque na cor do veículo, pneus 185/70 R14, porta-objetos nas portas dianteiras, conta-giros, dois porta-copos no console central e dois apoios de cabeça traseiros. Já os itens opcionais são vendidos em pacotes. O Pack Plus (Authentique) tem ar quente, desembaçador traseiro, limpador e lavador do vidro traseiro, calotas integrais 14" e retrovisor com regulagem interna. Já o
Pack Expression é composto por ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas quatro portas e porta-malas com comando por radio-freqüência e sistema CAR ( travamento automático das portas a 6 km/h). As versões Privilége podem ser equipadas ainda com o Pack Segurança, que é formado por Airbag duplo, freios ABS e volante em couro.

Exclusivo
A Renault também está preparando uma versão aventureira do Sandero, que seria lançada em 2008. Leia mais sobre o assunto com a matéria "Sandero para aventura" no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Versões do Sandero
Motor 1.0 16V Flex (76 cv e 77 cv)
Authentique R$ 29.990
Expression R$ 33.390
Motor 1.6 8V Hi-Torque Flex (92 cv e 95 cv)
Authentique R$ 31.990
Expression R$ 35.390
Privilége R$ 41.190
Motor 1.6 16V Hi-Flex (107 cv e 112 cv)
Privilége R$ 43.790

O que você achou do Sandero? Clique aqui e comente!