UAI

Sandero se despede oficialmente do mercado brasileiro. O que virá agora?

Após 15 anos de bons trabalhos prestados, modelo não consta no site comercial da Renault. Quem entra em seu lugar?

Publicidade
Renault Sandero S Edition 2022
Renault Sandero S Edition 2022 Foto: Renault Sandero S Edition 2022

O Sandero não consta mais no site comercial da Renault do Brasil. Isso indica que o estoque do modelo chegou ao fim, já que em outubro do ano passado a marca anunciou que a versão 1.0 do Stepway estava substituindo a versão única 1.0 S do hatchback.

As vendas do Sandero já estavam muito fracas. Em fevereiro de 2023 foram emplacadas apenas 392 unidades do modelo. Em janeiro esse número foi de 488 unidades. Ao longo de todo o ano de 2022 foram registrados 10.673 emplacamentos do hatch no Brasil, muito distante dos seus tempos de glória. Seu auge foi em 2013, quando foram emplacadas 102.514 unidades.

Emplacamentos do Renault Sandero desde 2010

ANOEMPLACAMENTOS
202210.673
202112.442
202026.344
201950.303
201852.401
201767.344
201663.228
201578.174
201495.371
2013102.514
201298.441
201181.779
201068.827
Fonte: Fenabrave

Hatch foi lançado a partir de R$ 29.990

O Renault Sandero foi lançado em 2007 no Brasil, a partir de inacreditáveis R$ 29.990. Inicialmente seu visual era pouco interessante, mas o espaço interno e a boa relação custo-benefício fez com que o modelo fosse fazendo sua história por aqui.

Foi em 2014 que o modelo ganhou uma nova geração e enfim passou a desfrutar de alguma beleza. Ao longo da sua trajetória, o Sandero teve versão esportiva RS, a versão aventureira Stepway e até câmbio automático tipo CVT. Curioso é a história de um modelo com tamanho sucesso ter durado apenas 15 anos.

Stepway e Logan estão com os dias contados

Mas, a rigor, o Sandero ainda não disse adeus. Afinal, o Stepway é o mesmo carro, mas com roupagem aventureira. E, a chegada da motorização 1.0 fez com que seu posicionamento de preço não ficasse tão distante do hatchback.

Mas, é bom não se animar muito. O Stepway também não terá vida longa. Mesma coisa para o sedan Logan, já que o plano da Renault (Renaulution)para o Brasil é abandonar o segmento de entrada para dar espaço a modelos com maior valor agregado. Um deles deve chegar em 2024, um SUV baseado justamente no Dacia Sandero atual vendido na Europa, com plataforma mais moderna.