O Sandero não consta mais no site comercial da Renault do Brasil. Isso indica que o estoque do modelo chegou ao fim, já que em outubro do ano passado a marca anunciou que a versão 1.0 do Stepway estava substituindo a versão única 1.0 S do hatchback.
As vendas do Sandero já estavam muito fracas. Em fevereiro de 2023 foram emplacadas apenas 392 unidades do modelo. Em janeiro esse número foi de 488 unidades. Ao longo de todo o ano de 2022 foram registrados 10.673 emplacamentos do hatch no Brasil, muito distante dos seus tempos de glória. Seu auge foi em 2013, quando foram emplacadas 102.514 unidades.
Emplacamentos do Renault Sandero desde 2010
ANO EMPLACAMENTOS 2022 10.673 2021 12.442 2020 26.344 2019 50.303 2018 52.401 2017 67.344 2016 63.228 2015 78.174 2014 95.371 2013 102.514 2012 98.441 2011 81.779 2010 68.827
Hatch foi lançado a partir de R$ 29.990
O Renault Sandero foi lançado em 2007 no Brasil, a partir de inacreditáveis R$ 29.990. Inicialmente seu visual era pouco interessante, mas o espaço interno e a boa relação custo-benefício fez com que o modelo fosse fazendo sua história por aqui.
Foi em 2014 que o modelo ganhou uma nova geração e enfim passou a desfrutar de alguma beleza. Ao longo da sua trajetória, o Sandero teve versão esportiva RS, a versão aventureira Stepway e até câmbio automático tipo CVT. Curioso é a história de um modelo com tamanho sucesso ter durado apenas 15 anos.
Stepway e Logan estão com os dias contados
Mas, a rigor, o Sandero ainda não disse adeus. Afinal, o Stepway é o mesmo carro, mas com roupagem aventureira. E, a chegada da motorização 1.0 fez com que seu posicionamento de preço não ficasse tão distante do hatchback.
Mas, é bom não se animar muito. O Stepway também não terá vida longa. Mesma coisa para o sedan Logan, já que o plano da Renault (Renaulution)para o Brasil é abandonar o segmento de entrada para dar espaço a modelos com maior valor agregado. Um deles deve chegar em 2024, um SUV baseado justamente no Dacia Sandero atual vendido na Europa, com plataforma mais moderna.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!