UAI

Sandero e Stepway ganham atualização ainda no modelo 2023

Enquanto o modelo foi descontinuado no Brasil, por lá ele continua ganhando atualizações. Confira a estratégia da Renault para o nosso mercado

Publicidade
Variante Stepway tem visual aventureiro
Variante Stepway tem visual aventureiro Foto: Variante Stepway tem visual aventureiro

Se no Brasil o Renault Sandero já é coisa do passado, apesar da variante aventureira Stepway ainda ser vendida por aqui, na Argentina a estratégia da marca é diferente. Por lá, a dupla Sandero e Stepway acaba de passar por uma atualização na linha 2023 que, apesar de leve, não deixa de ser um investimento no modelo.

Desde 2016, o Sandero, o Stepway e o Logan são fabricados na planta de Santa Isabel, em Córdoba (na Argentina), para ocupar o espaço do finado Clio. Assim, o país hermano já não dependia do Brasil para comercializar esses modelos.

Quais foram as atualizações do Sandero?

Na Argentina, a linha Sandero manteve o motor 1.6 16V, apenas a gasolina, com 115cv de potência e 15,7kgfm de torque. Porém, a novidade mecânica é o retorno da opção do câmbio automático tipo CVT que simula 6 velocidades, como alternativa à transmissão manual de 5 marchas.

Após um ano sem ser oferecido, o câmbio automático retorna apenas na versão de topo Intens, sendo que, anteriormente, ele também equipava o extinto pacote GT Line. Falando em versões, a de entrada Zen também foi descontinuada. Lembrando que, pelo menos por enquanto, o sedan Logan não foi agraciado com o retorno do câmbio automático CVT.

Na linha 2023, todas as versões automáticas trazem novas rodas de 16 polegadas. Agora a linha Sandero tem, de série, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Já a variante aventureira Stepway tem nova forração de bancos na versão Intens.

No Brasil...

Inscrição de Kardian com o emblema da Renault.
O SUV será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná

A Renault está adotando como estratégia no Brasil uma redução da oferta de modelos de entrada, motivo pelo qual o Sandero e o Logan foram retirados da sua linha. Enquanto isso, na medida do possível, a marca pretende aumentar a presença de modelos com maior valor agregado.

É o caso do seu próximo lançamento, o Kardian, que nada mais é que uma nova geração do Sandero, produzida sobre a plataforma global CMF-B, mas sem utilizar seu nome, que ficou relacionado a um veículo barato.