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São Paulo recebe mais 20 táxis híbridos

Além dos Nissan Leaf, frota de táxis conta com vinte unidades do Toyota Prius. Programa da prefeitura paulista serve de exemplo para outras capitais brasileiras

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O Programa de Táxis Híbridos, implementado pela Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar um reforço de mais 20 unidades. Os veículos Prius foram doados pela Toyota. Desde o primeiro semestre desse ano, a fora de táxis na capital paulista já contava com dois Nissan Leaf.

De acordo com o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ofertar outros 96 carros, totalizando 116. Pelas regras municipais, as empresas interessadas serão autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender pessoas com necessidades especiais.


A iniciativa da Prefeitura de São Paulo segue a tendência do que vem sendo feito em outras capitais mundiais, que contam com veículos híbridos em suas frotas de transporte público e serve como exemplo para outras grandes cidades que ainda não possuem um sistema semelhante.

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo da história equipado com motores a gasolina e elétrico, utilizando a tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive, a ser produzido em escala comercial e suas vendas, ao longo desses anos, já ultrapassaram a marca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de 1,2 milhão apenas nos Estados Unidos. Tais números tornaram o Prius um ícone entre os veículos com tecnologia sustentável. O modelo chega ao Brasil em sua terceira geração pelo valor de R$ 120 mil. Nos Estados Unidos, onde é vendido em grande escala, o preço do Prius é de USD 25 mil.

O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.

O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.

Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia e que reúne as seguintes qualidades:

- Dispensa carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica

No modo de condução Normal, o Prius alcança até 25,5 km com um litro de gasolina, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.