UAI

Saveiro: por quê as vendas da caminhonete aumentaram em 27%?

Picape compacta tem incremento significativo em 2023. Porém, aumento da demanda não sinaliza que modelo está se despedindo do mercado?

Publicidade
A versão Cross é a mais desejada da Saveiro
A versão Cross é a mais desejada da Saveiro Foto: A versão Cross é a mais desejada da Saveiro

Mesmo sem receber mudanças significativas há um tempão, a Volkswagen Saveiro teve um crescimento de 27% na média de vendas mensal em 2023. Nos três primeiros meses do ano, a média de vendas é de 2.480 caminhonetes, enquanto ao longo do ano de 2022 a média foi de 1.952 unidades, aumento de 27%.

Esse crescimento nas vendas da Saveiro faz lembrar o incremento na participação do Volkswagen Gol ao longo de 2022, que foi uma reação do mercado (sobretudo de frotistas) frente a sua despedida. Mas, seria este o mesmo destino da Saveiro? Vamos analisar?

Volkswagen Saveiro cabine dupla azul 2019 de frente.
Picape é a única que não oferece quatro portas na carroceria de cabine dupla

Participação no segmento melhorou

Bom, para começar, há anos a Saveiro tem levado um "banho" da Fiat Strada no segmento das caminhonetes compactas. Em 2022, a picapinha da Fiat ficou com 82,7% do segmento, com 112.390 unidades emplacadas no Brasil, contra 17,2% da Saveiro, que somou 23.422 unidades. Porém, nos três primeiros meses de 2023, a Strada tem participação de 76,1%, enquanto a picapinha da Volkswagen aumentou sua margem para 23,8%.

Outro fator interessante é que o percentual do modelo na modalidade Vendas Diretas reduziu de 96,2% em 2022 para 93,9% nos três primeiros meses de 2023. Isso significa que a Saveiro tem aumentado sua participação no Varejo, caminho contrário do Gol, que passou a ser muito cobiçado pelos frotistas.

O aumento do interesse pela Saveiro gerou até um incremento de 100 funcionários temporários até o fim de 2023, além do remanejamento de funcionários de outras linhas da fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Volkswagen Saveiro cabine simples branca 2019 de frente.
Versão Robust é voltada ao trabalho

Fabricação da Saveiro foi interrompida várias vezes

Uma das causas que podem explicar esse crescimento na demanda pela Saveiro é que, ao longo de 2022, a planta da Volkswagen que fabrica a caminhonete e outros modelos precisou interromper a produção devido à falta de semicondutores. No entanto, a mesma fábrica também já precisou paralisar a produção esse ano.

No entanto, como a Saveiro tem um projeto antigo, que demanda menos semicondutores, a paralisação acaba sendo forçada por outro motivo. De acordo com o diretor administrativo do sindicato do ABC, Wellington Damasceno, a fabricação da caminhonete é paralisada por causa do mix. “Não é possível fabricar apenas duzentos carros (no caso, a Saveiro) em vez dos oitocentos (se referindo aos demais modelos que saem daquela linha: Polo, Virtus, Nivus), que é o volume produzido diariamente”, disse à AutoData Editora.

Volkswagen Saveiro cabine simples branca 2019 de traseira.
Modelo também não oferece opção de câmbio automático

Então, a Saveiro está se despedindo?

Sim, mas não é para agora. Como último remanescente da linha Gol, é óbvio que A Saveiro está com os dias contados. A própria contratação de temporários indica que o modelo sobrevive até o fim do ano. E, seu futuro ainda é nebuloso. Uma reestilização era esperada, mas não chegou. Também tem se falado em uma nova geração, baseada na plataforma MQB.

A Saveiro é a única picape vendida atualmente que não conta com quatro portas nas carrocerias de cabine dupla, tampouco oferece opção de câmbio automático, revelando o quanto seu projeto está parado no tempo.

Na linha 2023 toda a linha da caminhonete adotou o motor 1.6 16V, com até 116cv de potência e 16,1kgfm de torque, já que o anterior de 8V deixou de atender os limites de emissões da fase L7 do Proconve. Atualmente a Saveiro é vendida em quatro versões:

  • Robust cabine simples - R$ 93.380
  • Trendline cabine simples - R$ 98.380
  • Robust cabine dupla - R$ 108.790
  • Cross cabine dupla - R$ 123.080

Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!