Mesmo sem receber mudanças significativas há um tempão, a Volkswagen Saveiro teve um crescimento de 27% na média de vendas mensal em 2023. Nos três primeiros meses do ano, a média de vendas é de 2.480 caminhonetes, enquanto ao longo do ano de 2022 a média foi de 1.952 unidades, aumento de 27%.
Esse crescimento nas vendas da Saveiro faz lembrar o incremento na participação do Volkswagen Gol ao longo de 2022, que foi uma reação do mercado (sobretudo de frotistas) frente a sua despedida. Mas, seria este o mesmo destino da Saveiro? Vamos analisar?
Participação no segmento melhorou
Bom, para começar, há anos a Saveiro tem levado um "banho" da Fiat Strada no segmento das caminhonetes compactas. Em 2022, a picapinha da Fiat ficou com 82,7% do segmento, com 112.390 unidades emplacadas no Brasil, contra 17,2% da Saveiro, que somou 23.422 unidades. Porém, nos três primeiros meses de 2023, a Strada tem participação de 76,1%, enquanto a picapinha da Volkswagen aumentou sua margem para 23,8%.
Outro fator interessante é que o percentual do modelo na modalidade Vendas Diretas reduziu de 96,2% em 2022 para 93,9% nos três primeiros meses de 2023. Isso significa que a Saveiro tem aumentado sua participação no Varejo, caminho contrário do Gol, que passou a ser muito cobiçado pelos frotistas.
O aumento do interesse pela Saveiro gerou até um incremento de 100 funcionários temporários até o fim de 2023, além do remanejamento de funcionários de outras linhas da fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Fabricação da Saveiro foi interrompida várias vezes
Uma das causas que podem explicar esse crescimento na demanda pela Saveiro é que, ao longo de 2022, a planta da Volkswagen que fabrica a caminhonete e outros modelos precisou interromper a produção devido à falta de semicondutores. No entanto, a mesma fábrica também já precisou paralisar a produção esse ano.
No entanto, como a Saveiro tem um projeto antigo, que demanda menos semicondutores, a paralisação acaba sendo forçada por outro motivo. De acordo com o diretor administrativo do sindicato do ABC, Wellington Damasceno, a fabricação da caminhonete é paralisada por causa do mix. “Não é possível fabricar apenas duzentos carros (no caso, a Saveiro) em vez dos oitocentos (se referindo aos demais modelos que saem daquela linha: Polo, Virtus, Nivus), que é o volume produzido diariamente”, disse à AutoData Editora.
Então, a Saveiro está se despedindo?
Sim, mas não é para agora. Como último remanescente da linha Gol, é óbvio que A Saveiro está com os dias contados. A própria contratação de temporários indica que o modelo sobrevive até o fim do ano. E, seu futuro ainda é nebuloso. Uma reestilização era esperada, mas não chegou. Também tem se falado em uma nova geração, baseada na plataforma MQB.
A Saveiro é a única picape vendida atualmente que não conta com quatro portas nas carrocerias de cabine dupla, tampouco oferece opção de câmbio automático, revelando o quanto seu projeto está parado no tempo.
Na linha 2023 toda a linha da caminhonete adotou o motor 1.6 16V, com até 116cv de potência e 16,1kgfm de torque, já que o anterior de 8V deixou de atender os limites de emissões da fase L7 do Proconve. Atualmente a Saveiro é vendida em quatro versões:
- Robust cabine simples - R$ 93.380
- Trendline cabine simples - R$ 98.380
- Robust cabine dupla - R$ 108.790
- Cross cabine dupla - R$ 123.080
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