Como parte do projeto de modernização da Polícia Federal, as equipes receberam um potente veículo de combate, blindado, de transporte de pessoal: o Scorpion MRAP. Fabricado pelo grupo Streit, dos Emirados Árabes, o Scorpion tem alta capacidade de blindagem, sendo protegido contra emboscadas e projetado para uma rápida resposta das equipes táticas.
Com tração 4×4, motor turbo diesel, o Scorpion MRAP tem estrutura para receber metralhadoras médias calibres 7,62mm e 12,7mm. Identificados com o brasão da Polícia Federal e numerados de PF-1 a PF-8 na tampa traseira e nas portas de acesso da tripulação, os oito carros foram pintados em tons de cinza/canhamo de baixa visibilidade, garantindo a camuflagem.
Além da blindagem transparente, chapas metálicas aumentam o nível de proteção do Scorpion MRAP, reforçando o uso dos blindados em intervenções de impacto. A subunidade responsável pela operação dos veículos é o Comando de Operações Táticas do Departamento da Polícia Federal (COT-DPF).
Como a própria marca define o Scorpion MRAP?
Segundo o Grupo Streit, o Scorpion MRAP é um veículo protegido contra emboscadas, resistente a minas terrestres, que foi projetado para equipes de resposta tática. O blindado tem design avançado do casco em forma de V, que garante uma grande distância em relação ao solo e maior grau de rotação do veículo. Com isso, o Scorpion atinge uma capacidade off-road superior. Seu motor é turbodiesel de 8.9 litros e produz mais de 456cv.
O Scorpion MRAP é totalmente blindado para STANAG Nivel 4 e é capaz de suportar efeitos de explosão de minas e ataques de Dispositivos Explosivos Improvisados (IEDs). O Scorpion conta com suspensões totalmente independentes e os sistemas de freios foram projetados e testados para garantir que suportem o peso total do veículo e carga útil em todos os tipos de terrenos.
- Acompanhe os vídeos do VRUM no Youtube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas