Ter carro premium hoje no Brasil é moda. Com a proximidade dos valores dos produtos nacionais com os importados, as montadoras não têm do que se queixar do ano que passou. O segmento vendeu muito bem, obrigado. Mas 2015 chegou e com ele a alta do IPI. Ainda sem os valores exatos do que esse incremento pode representar, revendedores esperam manter o volume de vendas do ano anterior.
Um exemplo é a Audi. Em 2014, a marca alemã atingiu a meta estabelecida já em novembro. Ou seja, com um mês de antecedência. “O ano de 2015 vai ser um ano muito bom para o segmento. O cliente tem desejo pela marca. Só a Audi vendeu 12 mil unidades ano passado e quer vender 18 mil em 2015. Não pensamos em cair nas vendas, mas, sim, subir”, garantiu Poliana Dominici, diretora de vendas da Audi Center Recife.
Por mais alta que estiveram as vendas no ano que passou, o reajuste no IPI pode influenciar na hora de bater o martelo, como temem alguns vendedores. “O mercado está aquecido, mas preciso de um tempo para saber como ele vai se comportar. O quesito IPI pode representar mudanças. Tem também a relação de preços dos produtos nacionais com internacionais, que esteve muito próxima no ano passado. A situação do dólar também pode influenciar”, disse Leonidas Cardoso, diretor geral da Rodobens Automóveis Mercebes-Benz.
O segmento premium, que consiste em marcas com praticamente toda linha com preços acima de R$ 100 mil, ainda está longe de vender, em volume, o mesmo que as marcas “nacionais”. Existe ainda um diferença considerável para alcançá-las. O fator dólar também é responsável por ditar o ritmo de vendas. Quanto maior sua cotação, o reajuste acaba caindo diretamente no valor dos carros. A implantação de fábricas pode (e deve) colaborar para que, a médio prazo, os valores sofram reajustes para baixo. Audi, Mercedes-Benz e Land Rover terão, até 2016, sua produção nacionalizada. A BMW já iniciou sua produção nacional em uma nova fábrica em Santa Catarina.
A Jaguar Land Rover, inclusive, é mais uma marca que está confiante para este ano. “É uma expectativa positiva por tudo o que vimos nos últimos três meses, principalmente em dezembro. Acreditamos que vamos manter as vendas este ano, mesmo com a alta do IPI”, afirmou João Basto, gerente de vendas da Rota Premium, representante da Jaguar Land Rover.
Aumento IPI
Cilindrada até 1.0: de 3% para 7%
Acima de 1.0 até 2.0 flex: de 9% para 11%
Acima de 1.0 até 2.0 gasolina: de 10% para 13%
Acima de 2.0 flex: de 18% para 18%
Acima de 2.0 gasolina: de 25% para 25%
Veículos utilitários: de 3% para 4% a 8%
Caminhão: de 0 a 0
Estoque (até 06/01/14)
Fiat Italiana: 550 unidades
JAC: 10 unidades
Nissan Eurovia: 40 unidades
Renault Eurovia: 210 unidades
Mitsubishi Taiyô: 40 unidades
Audi Center Recife: 15 unidades
Ford América: 400 unidades
Chevrolet Pedragon: 250 unidades
Aumento real
Confira qual será a mudança no valor de alguns veículos com o aumento do IPI
Renault Sandero 1.0 - de R$ 34.990 para R$ 36.386
Nissan March 1.0 - de R$ 34.990 para R$ 36.386
Fiat Palio Fire 1.0 - de R$ 27.560 para R$ 28.525
JAC J2 - de R$ 35.990 para R$ 36.690
Mitsubishi L200 Triton - de R$ 129.900 para R$ 139.900
Chevrolet Onix 1.0 LT - de R$ 39.190 para R$ 40.757
Ford Ka 1.0 - R$ 35.990 para R$ 37.990