UAI

Segredo - Picape Hummer roda em Minas Gerais

Flagramos o modelo com caçamba, derivado do utilitário-esportivo H3, rodando por estradas mineiras. GM jura que o carro será vendido apenas nos Estados Unidos, mas...

Publicidade
Foto:

Apresentada no Salão de Chicago, em março, a H3T está sendo desenvolvida pela GM do Brasil

A picape Hummer H3T foi flagrada rodando em testes por estradas mineiras. O modelo foi apresentado durante o Salão de Chicago, em março, e está sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico da GM do Brasil, com unidades em São Caetano do Sul e Indaiatuba, no interior de São Paulo. O centro foi escolhido pela Grupo GM como o responsável pela arquitetura global das picapes médias. A unidade brasileira é um dos cinco centros de engenharia que a empresa tem em todo o mundo.

O início da produção está previsto ainda para este ano, na fábrica de Shreveport, nos Estados Unidos. Trata-se de mais uma tentativa da GM para salvar a deficitária marca Hummer, que foi colocada à venda recentemente.

Comprida
Feita sobre uma arquitetura modificada do utilitário-esportivo H3, a picape é 50 cm mais comprida e tem cabine dupla, entre-eixos de 3,40 m e caçamba de 1,5 m. Pelas dimensões, pode-se dizer que a H3T é maior que um modelo médio, mas não chega a ter o porte de um grande. Inspiradas nas do H3, as linhas são bem ousadas e transmitem a sensação de robustez e esportividade.

Tração é integral, com diferenciais blocantes nos eixos


Na cabine, podem viajar até cinco pessoas, que, embora não disponham de muito espaço, contam com todos os itens de conforto (ar, CD, regulagens elétricas, sistema de navegação, Bluetooth, entre outros) e de segurança (freios ABS nas quatro rodas, controle de estabildade, airbags frontais e de cortina, etc.) de um carro de passeio. Aliás, o acabamento interno é exatamente o mesmo do utilitário-esportivo. Detalhe interessante: os bancos traseiros podem ser rebaixados para uma área interna de carga leve.

Suspensão
Outra modificação interessante, em relação ao H3, ocorreu na suspensão, que oferece duas opções: uma voltada para o fora-de-estrada e, como uma boa americana, outra destinada ao uso em estradas bem pavimentadas e para puxar trailers e reboques. A nova picape Hummer tem tração integral de série, diferenciais blocantes nos dois eixos e pneus de aro 32 na frente e 33 na traseira.

Quando foi apresentada, em março, a H3T tinha apenas duas opções de câmbio (automática, de quatro velocidades, ou manual, de cinco marchas) e duas de motor, ambas a gasolina: 3.7, de cinco cilindros e 245 cv; e V8 5.3, de 304 cv. Mas descobrimos que a nova picape também terá uma opção a diesel, flagrada em teste junto com os outros dois modelos. A GM jura de pés juntos que a picape será destinada apenas ao mercado norte-americano, mas os testes de longa duração por estradas e condições brasileiras e a opção de uma versão com motor a diesel (que praticamente inexiste nos EUA) apontam também para outros mercados.