De Detroit (EUA)* - O frio que castiga a cidade de Detroit, nos EUA, e que dita o ritmo das novidades dentro do Salão do Automóvel, foi quebrado hoje com o anúncio da aliança global entre à Volkswagen e a Ford. As montadoras divulgaram apenas uma nota, sem muitas explicações, mas indicando que a nova parceria começa em 2022. Mas, além disso, conferimos algumas das poucas novidades expostas na mostra.
A aliança global anunciada pela VW e Ford contempla num primeiro momento veículos comerciais leves e picapes. Especula-se, inclusive, que o primeiro fruto da parceria seria um compartilhamento de componentes entre a Ford Ranger e a VW Amarok. Depois, ainda sem data definida, as duas marcas pretendem desenvolver modelos elétricos, dando início a uma nova fase.
Volkswagen e Ford vivem momentos bem diferentes e já foram parceiras na Autolatina, associação que fizeram de 1987 a 1996. A empresa alemã vai bem, com novos projetos em desenvolvimento e promessa de vários lançamentos nos próximos anos. Já a Ford não está tão bem assim e seria a maior beneficiada com essa aliança.
No Salão de Detroit, a VW destacou o novo Passat americano, que é diferente do comercializado no Brasil, procedente da Alemanha. O sedã médio-grande ganhou alterações no visual, com grade retangular mais ampla, além de mudanças no interior. O motor é o 2.0 turbo de 174cv, e o V6 deixa de ser oferecido nos EUA.
Outro modelo de destaque no estande da Volkswagen é o SUV grande Atlas. Com dimensões maiores do que as do Tiguan, o modelo também tem a configuração de sete lugares, porém com mais espaço interno. Talvez seja esse o motivo que desestimula a VW de levar o Atlas para o Brasil, pois ele poderia canibalizar a Tiguan.
TOYOTA A marca japonesa tem algumas novidades para o mercado norte-americano, como o esportivo de dois lugares Supra, preparado pela divisão esportiva da marca Gazoo Racing. Tem motor V6 de 335hp e câmbio de oito velocidades.
Mas de interesse para o Brasil, encontramos entre os vários modelos do estande da Toyota, o Corolla Hybrid, que está chegando ao mercado norte-americano. O interessante dessa história é que a Toyota já havia anunciado a produção do primeiro modelo híbrido flex no Brasil, e o VRUM apostou no Corolla. Com a aparição do modelo em Detroit, pode ser a confirmação de que estávamos certos.
CHEVROLET A marca norte-americana não exibe nada de interesse para o mercado brasileiro, mas tem em seu estande dois modelos que já estiveram no Brasil. Um deles é picape grande Silverado, que chama a atenção pelas dimensões avantajadas e amplo espaço interno e caçamba generosa. O outro modelo é a Blazer, que na nova geração ganhou um design bem moderno, muito diferente do similar que já foi vendido no Brasil. O problema é que hoje a GM já vende o Equinox no Brasil, dificultando o retorno da Blazer.
KIA A marca coreana faz alarde no Salão com o SUV grande Telluride, que tem configuração de sete lugares. O modelo foi exibido em versões mais comportadas e outra coberta de acessórios para quem curte aventuras no mato. O Telluride é montado sobre a mesma plataforma do Sorento, mas traz sob o capô um motor V6 de 3.8 litros e 295cv. A Kia já confirmou que o SUV vem para o Brasil. Só não disse quando.
ALFA ROMEO Pra quem acha que a marca italiana só faz modelos esportivos, o Salão de Detroit serve de exemplo para mostrar que ela vai além. O destaque no estande é o SUV compacto Stelvio, equipado com motor V6 2.9 de 505cv, que acelera até 100km/h em 3,6 segundos. É um utilitário bem esportivo.
HONDA A novidade da japonesa é o SUV Passport, também de sete lugares, equipado com motor 3.5 litros V6 de 280hp é câmbio automático de nove marchas. O modelo tem ainda rodas de 20 polegadas e sistema de condução semiautônoma. É SUV de porte grande destinado ao mercado norte-americano.
AUSENTES Um fato que chama a atenção no Salão do Automóvel de Detroit é a ausência de marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Elas deixaram espaços na mostra, que tiveram que ser ocupados por carros multimarcas, como se fosse o showroom de uma revenda.
* Viajou a convite da FCA