Um vendedor morreu, na manhã desta sexta-feira (27), depois de bater o carro numa árvore na Avenida Presidente Carlos Luz, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o soldado Eduardo Guerra, do Batalhão de Trânsito Polícia Militar (PM), uma testemunha informou que o condutor, Pedro Leonardo Fagundes do Santos, 36 anos, trafegava em alta velocidade no sentido bairro/Centro da avenida. Segundo o militar, ao chegar no local, percebeu que o corpo não estava protegido pelo cinto de segurança. Uma testemunha afirmou que o motorista não usava o cinto na hora da colisão.
A batida aconteceu por volta de 6h30 numa curva que fica a cerca de 50 metros de um radar. Ainda de acordo com a versão da testemunha, o motorista perdeu o controle do carro e foi parar na árvore. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi ao local fazer o atendimento, mas constatou a morte de Pedro Leonardo.
O que chamou a atenção no veículo, um Fiat Uno, é que ele estava sem placas. Segundo o soldado Eduardo Guerra, o irmão e um amigo da vítima compareceram ao local da batida e constataram a desconfiança da PM sobre o carro. O vendedor havia comprado o Novo Uno, modelo Vivace 1.0, na última terça-feira (24), por isso o veículo ainda não havia sido emplacado.
Sem cinto e sem airbag
Pelas imagens é possível ter ideia da força do impacto do carro contra a árvore. Um buraco foi formado no parabrisa na reta da cabeça do condutor. Segundo o perito especialista em acidentes de trânsito e membro da Câmara Temática de Segurança do Denatran, Paulo Ademar, é certo que o condutor não usava o cinto de segurança. A afirmação do perito é reforçada pelo fato do volante ter praticamente entrado no painel do carro. Apesar do Novo Uno ter opção de airbag, a unidade acidentada não contava com o dispositivo. "Se ele tivesse usando o cinto, bem provável que teria apenas ferimentos leves. Com o airbag, é quase certo que nem ferimentos ele teria, mas o uso apenas das bolsas infláveis, sem o cinto de segurança, seria um tiro no escuro, por isso o cinto de segurança é indispensável em qualquer situação", explica.
O Soldado Guerra, que atendeu a ocorrência, informou que não havia marca de frenagens no asfalto. Com essa informação, o perito Paulo Ademar acredita que o condutor perdeu o controle do carro logo após a curva. A velocidade máxima no local é de 60 km/h, marcada por um radar poucos metros antes do local da batida. Como o carro é novo, ainda sem placas, o proprietário do veículo não seria identificado na notificação de infração de trânsito de excesso de velocidade.
Outro aspecto curioso é que o veículo, mesmo com opção de ser equipado de fábrica com itens de segurança como airbag e freios com sistema antitravamento, o que foi priorizado pelo comprador foram itens de conforto e aparência, pois o carro está equipado com DVD e rodas de liga leve aro 15 da versão Sporting, além dos adesivos laterais com o logo da versão esportiva do Novo Uno. O jogo de rodas de liga leve do Uno Sporting é vendido nas concessionárias Fiat por R$ 1.890. Com o jogo de pneus aro 15, ultrapassa os R$ 2,5 mil, valor do kit HSD, que inclui freios ABS e airbag duplo, oferecido pela Fiat como opcional para o Novo Uno.
A repórter Ethel Corrêa foi até o local do acidente e descobriu que o Uno foi uma premiação da empresa em que o vendedor trabalhava. Veja o vídeo:
Recentemente, o Vrum abordou, em uma reportagem, as vendas de carros populares com sistemas de segurança. Em todas as concessionárias pesquisadas, os consultores afirmaram que ainda é comum o cliente optar por itens de conforto e estéticos e dispensar os equipamentos de segurança, que podem salvar vidas.