UAI

Sem pedal da esquerda

Saiba como funciona o câmbio manual automatizado, que tem opção de trocas automática e manual por alavanca de marchas ou borboletas no volante

Publicidade
Foto:

Basta deslocar alavanca para escolher automático e manual

Batizado de Dualogic, o novo câmbio da Fiat permite ao motorista trocar as marchas de maneira manual ou automática. Tecnologia é da Magneti Marelli. Além do câmbio, o Stilo teve ligeiras alterações de estilo na carroceria e interior, recebendo novos equipamentos, como entrada USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth integrado e leitor MP3/WMA; os retrovisores externos têm sinalizador de direção incorporados.

A novidade é o câmbio manual automatizado em que a mudança de marcha poder ser de maneira automática, seqüencialmente por toques na alavanca ou por comandos no volante. Trata-se de uma caixa convencional em que o comando manual dá lugar a uma central eletrônica, que comanda a troca das marchas automaticamente, e dispensa o pedal de embreagem. O funcionamento é semelhante ao de um câmbio automático tradicional.

Para colocar o carro em movimento, é preciso pisar no pedal de freio, colocar a alavanca na posição central entre os símbolos (+) e (-). Para alternar entre os modos automático e manual, desloca-se a alavanca para a esquerda na posição D/M, com o carro parado ou em movimento.

Como funciona
Manual Troca pela alavanca ou borboletas.
Automático ou manual O modo de dirigir pode ser alterado com o veículo parado ou em movimento com um toque na alavanca.
Auto down Sistema reduz as marchas automaticamente em qualquer dos modos para parar em semáforo.
Kick down Igual ao automático tradicional. Para reduzir as marchas, basta pisar fundo no acelerador para realizar ultrapassagem, por exemplo.
Tecla S Trata-se do modo esportivo em que as marchas são trocadas em rotação mais elevada.
Memória O sistema memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo for desligado pela última vez. A maneira de dirigir do motorista fica memorizada.

Antibarbeiragens

Aletas atrás do volante são opção para troca de marchas; equipamento é opcional


Você jura que está num carro automático, pois não existe o pedal da embreagem nem a necessidade de cambiar. É só ligar o motor, acelerar e o Stilo 2008 Dualogic sai suavemente, sem tranco, sem rotação a mais ou a menos. Quando o motor vai girando mais alto, não se preocupe, pois o sistema percebe e passa as marchas sozinho. Se você continua acelerando, daí a pouco o carro já está de quinta. Mas, se surgir uma subida, ele joga a quarta, ou terceira, sempre a marcha mais conveniente para a situação.

Mas, se você não quiser mais o conforto do câmbio automático e resolver dirigir esportivamente, passando as marchas com as aletas atrás do volante (exatamente como um piloto da Fórmula 1), é só dar um toque na alavanca. Nessa opção, o motorista assume o comando da caixa. Mas as marchas não são cambiadas de forma suave: tem sempre um (necessário) pequeno engasgo para a desaceleração do motor.

O sistema beira a perfeição e só não tem a mesma suavidade do cambio automático tradicional. Em compensação, é mais barato, mais leve e ainda reduz (em vez de aumentar) o consumo de combustível.

Existem diversos sistemas de caixas manuais automatizadas. No Brasil, o primeiro foi lançado recentemente pela GM na Meriva Easytronic. A principal diferença entre eles é que o da GM (fornecido pela Luk) funciona eletricamente, enquanto o da Fiat (desenvolvido pela Magneti Marelli) é hidráulico. O que dá mais suavidade e rapidez ao Dualogic.

Existem diversos sensores que evitam as "barbeiragens": mesmo se o motorista pedir, marchas mais fortes (1ª ou 2ª) não são engatadas em velocidades inadequadas. Com a porta aberta, não se desengata o ponto morto. A ré não entra com o carro em movimento.

Quem compra o Stilo com o sistema Dualogic pode até se iludir e imaginar que levou um câmbio automático tradicional. Mas vai descobrir a verdade no dia em que levar o carro para uma revisão na oficina e vier a conta da embreagem...

(*) Jornalista viajou a convite da Fiat Automóveis