A Seres Motors, marca chinesa que chega ao mercado brasileiro em fevereiro de 2023 com dois SUVs eletrificados, anunciou que também pretende disputar o segmento dos comerciais leves elétricos. A empresa apresentou os dois modelos que chegam inicialmente, um caminhão baú denominado EC31 e um furgão de carga chamado EC35.
Os veículos são fabricados pela chinesa DFSK, um braço da Seres Motors. De acordo com a empresa, os comerciais leves elétricos já estão na fase final do processo de homologação. As vendas dos modelos no mercado brasileiro começam ainda no primeiro trimestre de 2023. Os preços não foram divulgados.
Comerciais leves terão autonomia de 300 quilômetros
Projetados para uso urbano, os dois veículos da Seres Motors têm motor elétrico mais fraquinho, com 81cv de potência. Porém, o torque de 20,4kgfm não deve fazer feio na hora de carregar peso, ainda mais se tratando de um elétrico, onde o torque máximo é imediato. Ainda contribui o fato da tração ser no eixo traseiro.
Tanto o baú EC31 quanto o furgão EC35 usam baterias de 41 kWh que dão autonomia de aproximadamente 300 quilômetros. Os veículos comerciais leves da Seres Motors trazem direção com assistência elétrica, ar-condicionado, freios ABS, aviso sonoro para pedestres, radar, câmera de ré, retrovisores com ajustes elétricos, tela de controle central e vidros elétricos.
As dimensões dos veículos da Seres Motors
O caminhão baú EC31 tem 4,75 metros de comprimento, 1,67m de largura e 2,40m de altura. O baú tem volume de 6,72m³, com dimensões de 2,77m de comprimento, 1,56m de largura e 1,55m de altura. Sua capacidade de carga é de até 1.020 quilos.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Já o furgão EC35 tem 4,50m de comprimento, 1,68m de largura e 1,98m de altura. Seu compartimento de carga tem volume de 4,8m³. A capacidade de carga do veículo é de até 950 quilos. Para ambos os comerciais leves da Seres Motors a distância entre-eixos é de 3,05m.