As primeiras fotos da nova limusine blindada oficial do presidente Barack Obama foram divulgadas pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos. Apelidado de "The Beast" ("O Animal", em tradução livre), o novo Cadillac fará sua estréia em um desfile de hoje (20/01), durante a cerimônia de posse do presidente (veja mais informações no infográfico abaixo). O Serviço Secreto americano afirmou que a limusine dará ao novo ocupante o nível mais alto de proteção.
Como esperado, o Serviço Secreto não divulgou muito a respeito do carro, mas Nicholas Trotta, diretor-assistente para o Escritório de Operações de Proteção, fez comentários a respeito em uma declaração à imprensa feita pelo órgão. "Apesar de não podermos discutir muitos dos aprimoramentos de segurança do veículo, posso afirmar que a segurança deste carro e os sistemas de comunicação codificados fazem dele o veículo de proteção tecnologicamente mais avançado do mundo."
Blindagem e oxigênio
Observadores afirmam que o novo carro deve incluir vidros à prova de balas, blindagem no resto do carro, um suprimento em separado de oxigênio e o interior completamente vedado para proteção contra um ataque químico.
Alguns brincam afirmando que o carro é tão resistente que conseguiria agüentar até o ataque com uma granada-foguete. Seus pneus poderiam continuar funcionando mesmo depois de furados por um tiro.
O interior do carro é um segredo muito bem guardado, mas não há dúvidas de que o Cadillac tem os melhores e mais avançados equipamentos.
David Caldwell, porta-voz da General Motors, fabricante do Cadillac, disse à BBC que o carro foi feito de acordo com as especificações que a companhia recebeu do governo federal. "Uma das especificações é que não falamos das especificações", disse. Mas Caldwell revelou que o carro foi feito de acordo com o projeto de um Cadillac contemporâneo e iria incluir o interior feito à mão.
Quando questionado se este interior incluiria equipamentos como uma base para iPod, por exemplo, Caldwell afirmou que não poderia comentar de forma específica, mas acrescentou que o veículo teria "aparelhos eletrônicos modernos".
Mais detalhes
Embora leve a marca Cadillac, o veículo usa diferentes componentes da GM: o exterior é inspirado nos sedãs de luxo STS e DTS; o chassi é de um caminhão médio; os faróis foram herdados do modelo Escalade; e os faróis e grade frontal vieram do STS. A blindagem inclui dupla camada de aço, além de alumínio, titânio e material cerâmico. Mas o pacote de segurança tem também suprimento próprio de oxigênio, sistema de combate a incêndio, pneus super-resistentes e até compartimento especial para armazenagem de sangue para o presidente. Além de todo o requinte presidencial, o interior se transformou num verdadeiro escritório high-tech, com todo tipo de sistemas de interatividade, comunicação, navegação, etc. (caderno de Veículos do jornal Estado de Minas)
Entenda a crise enfrentada pelas montadoras dos EUA