UAI

Setembro amarelo: entenda como um carro inspirou a escolha da cor da campanha

Um Ford Mustang 1968 inspirou a escolha da cor amarela; entenda o motivo

Publicidade
Conhecido como 'Mike Mustang', o jovem de 17 anos era apaixonado pelo Mustang amarelo que reformou sozinho
Conhecido como 'Mike Mustang', o jovem de 17 anos era apaixonado pelo Mustang amarelo que reformou sozinho Foto: Conhecido como 'Mike Mustang', o jovem de 17 anos era apaixonado pelo Mustang amarelo que reformou sozinho

O dia mundial da prevenção ao suicídio é lembrado em 10 de setembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo mundo mais de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Além disso, essa é a quarta maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos. Pensando nisso, diversos países estabeleceram o mês de setembro como símbolo de combate ao suicídio, desenvolvendo a campanha do Setembro Amarelo.

A campanha de prevenção teve início em 1994, em Westminster, nos Estados Unidos, e foi inserida no calendário brasileiro em 2013, pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva. Mas, afinal, o que o Setembro Amarelo tem a ver com automóveis?

Conheça o Ford Mustang que inspirou a criação do Setembro Amarelo

mike emme e seu Ford Mustang amarelo
Mike, de apenas 17 anos, tirou a própria vida dentro de seu Ford Mustang amarelo

Você deve estar se perguntando qual a relação entre um Ford Mustang 1968 e a campanha internacional de prevenção ao suicídio do mês de setembro? A resposta é que este movimento teve início em setembro de 1994, em homenagem a Mike Emme, um adolescente de 17 anos que tirou a própria vida dentro do seu carro: um Ford Mustang amarelo.

O veículo era a grande paixão do rapaz, que foi carinhosamente apelidado pelos amigos como 'Mustang Mike'. Isso porque, antes mesmo de completar idade o suficiente para poder dirigir, Mike comprou o carro, reformou e finalizou sua manutenção pintando-o de amarelo brilhante.

Como a campanha teve início?

Modelo de cartão da Yellow Ribbon
Modelo de cartão distribuído pela ONG Yellow Ribbon incentivando a busca por ajuda

Tudo começou no dia do velório de Mike, onde familiares e amigos distribuíram cartões com mensagens como “se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!", com o objetivo de evitar que situações como a do jovem voltassem a acontecer. Além de mensagens de apoio, os cartões traziam fitas amarelas, como forma de homenagear a grande paixão de Mike pelo seu Ford Mustang.

A campanha surtiu efeito, pessoas entraram em contato relatando seus problemas, e a partir desta interação foi idealizada a Yellow Ribbon (Fita amarela), entidade sem fins lucrativos de combate ao suicídio. Consequentemente, teve início também a campanha do Setembro Amarelo, em homenagem ao mês de falecimento e cor do Ford Mustang de Mike Emme.

Segundo a organização, nos últimos 29 anos, foram entregues quase 20 milhões de cartões com mensagens anti-suicídio, salvando mais de 120 mil vidas em todo o mundo. No Brasil, o apoio acontece por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número o 188 ou o site cvv.org.br. O chat e o telefone ficam disponíveis para contato 24 horas, em todos os dias da semana, de forma sigilosa e gratuita.

O movimento que começou tragicamente com o suicídio de Mike Emme deu início a campanha do Setembro Amarelo, cujo símbolo é, até hoje, uma fita amarela.

Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!