UAI

Honda: conheça o significado dos nomes de 10 motos famosas da marca

A Hornet, modelo famoso da Honda, tem nome inspirado no mundo animal; confira

Publicidade
Como na mitologia, a Titan foi assim nomeada para representar força
Como na mitologia, a Titan foi assim nomeada para representar força Foto: Como na mitologia, a Titan foi assim nomeada para representar força

Até quem não é grande apreciador de motos já deve ter ouvido falar nos nomes de alguns modelos famosos, como Titan, XRE, Bros e PCX, todas da Honda, além de muitas outras. De acordo com a fabricante, essas siglas são utilizadas para caracterizar o conceito dos modelos e as respectivas categorias em que se enquadram.

Pensando nisso, o VRUM escolheu os 10 modelos mais famosos de motos da Honda e descobriu os significados dos nomes de cada um deles. Confira:

1- Honda Bros

Honda Bros vermelha traseira
Modelo chegou ao mercado com proposta de ser prático e econômico

A Honda Bros, dona de um nome curto, simples e fácil de lembrar e de falar, foi estrategicamente nomeada para se tornar popular.

Bros, abreviação do inglês 'brothers', significa irmãos em tradução para o português. Com esse nome, a Honda pretendia fazer alusão à dupla personalidade do modelo (on-off road) e ao fato de ser confiável, como só um irmão deve ser. Para isso, a montadora prezou por reforçar a praticidade, ao invés da agressividade, e a economia, em detrimento de alta potência do modelo.

2- Honda XR

Honda XRE 300
A famosa XRE não tem pegada 100% off-road, mas está no grupo das XR

Já a família XR nasceu com uma pegada um pouco mais radical. A primeira Honda assim batizada foi a XR 500, de 1979, modelo enduro que derivava totalmente da XL 250 Motosport, apenas dotada de motor maior. Pensando nisso, a Honda dedicou a sigla XR à sua safra de motos off-road, com motores quatro tempos, diferente da linha CR da época, que trazia motores dois tempos.

Porém, na gama de motos XR, estão as famosas motos Honda XRE, caracterizadas pelos modelos 300 e 190, que não têm pegada 100% off-road, assim como a XLR 125 e a XR 250 Tornado. Todas elas são herdeiras da versatilidade que caracterizou as primeiras XL e XLX, produzidas nos anos 1980 e 1990.

3- Hornet e Titan

Moto Honda Hornet
Nomeada de 'vespa', o design da Hornet lembra o animal

Essas duas motos da Honda têm algo em comum: seus nomes não são siglas. 'Titan' é um termo que vem da mitologia grega, sinônimo de força excepcional. A escolha do nome 'Titan' para batizar a mais famosa versão da Honda CG tem tudo a ver com a proposta do modelo, surgido em 1994.

Tão forte como 'Titan' na história da Honda é a 'Hornet', cujo nome vem do inglês e significa vespa. O modelo recebeu esta designação devido à traseira elevada e 'rechonchuda' e à combinação de cores em amarelo e preto. Segundo a marca, nada é mais adequado para nomear um modelo que "cravou fundo seu ferrão nos corações de motociclistas de todo o planeta, seduzidos pela agressividade e potência do modelo".

4- Honda PCX

Moto Honda PCX
A PCX é um modelo prático, para o dia a dia

O nome do scooter PCX é uma sigla para Personal Comfort Experience (Experiência de conforto pessoal, em tradução livre). Com isso, a Honda pretendia reforçar a ideia de o modelo ser "um parceiro do dia a dia".

5- Honda CG e CB

0ff76ad9 image
A CG e a CB, apesar de famosas, não tem confirmação do significado dos seus nomes pela Honda

Esses dois modelos têm histórias de nomes parecidas. A Honda 'CG' é tratada no senso comum como “City General”, ou seja, é uma moto de uso geral na cidade. Já no caso da 'CB', há quem pense que a sigla significa “City Bike”, “Citizen Bike”, “Customer Bike” ou até mesmo “Chokusetsu Baiku”, termo em japonês que significa “moto pessoal”.

Mas a verdade é que não há uma justificativa oficial para as duas siglas. A suposição mais lógica é de que a Honda tinha por costume batizar os modelos com nomes, como Benly e Dream, ou simplesmente letras (A, D, E, F, J e C). Portanto, do mesmo modo como existem a CG e a CB, existiram, nas décadas de 1950 e 1960, as motos CA, CD, CL, CS e CT.

Outros modelos também têm nomes com significados especiais

Moto Honda Shadow 2006
A famosa Honda Shadow, cujo nome traduzido é sombra, também faz parte desta lista

Para encerrar a série, eis alguns nomes e siglas de moto autoexplicativos, entre eles: Tornado e Twister (que são ventos), Elite e Lead (cujos significados são superior e líder), Africa Twin e Transalp (inspiradas em nomes de lugares) e as notórias Shadow (sombra) e Fireblade (lâmina de fogo).