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Símbolos de status e glamour, os carros conversíveis andam sumidos do nosso mercado

Eles já foram mais populares em nosso mercado e hoje são raros nas ruas e o motivo vai além da tabela de preços. Modelos atraem pelo visual e bom desempenho, mas os preços que partem dos R$ 60 mil, podem passar facilmente dos R$ 2 milhões

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Para os que querem gastar um 'pouco' mais, a Ferrari 458 Italia Spider é uma interessante opção que alia alta performance e estilo

Poucos tipos de carros chamam tanto a atenção quanto os conversíveis. Não precisa ser um superentendido em automóveis para se encantar com os modelos descapotados. Foi com a intenção de curtir a paisagem em um fim de semana que o empresário Telmo Fagundes, de 64 anos, comprou dois carros conversíveis. “São carros para rodar na cidade, curtir um pouco, mas fica difícil pegar estrada, pois o sol forte acaba atrapalhando e deixando a viagem desconfortável”, diz o empresário, que mantém em sua garagem os conversíveis Mercedes-Benz E350 ano 2005 e Chevrolet Corvette 2011.

 



Morador de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, Telmo viaja com frequência para Belo Horizonte, mas prefere usar o Maserati. “Uma das desvantagens do conversível é a segurança. Você acaba ficando mais vulnerável no trânsito de uma grande cidade”, completa.

Peugeot 308 CC conta com eficiente motor 1.6 turbo



O clima tropical e a violência urbana são dois dos fatores que enfraquecem o mercado deste tipo de carro no Brasil. Apesar de a maioria deles serem variações de modelos esportivos ou de luxo e custarem muito para o padrão de consumo brasileiro, há uma esperança de “popularizar” o segmento. Prova disso foi a vinda do Fiat 500 Cabrio. Custando R$ 60,2 mil, é o conversível mais acessível do mercado, seguido do smart fortwo cabrio, de R$ 71,7 mil.

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NO PASSADO Nas décadas de 1980 e 1990, o Brasil já teve veículos “sem teto” na gama de grandes montadoras. Quem não se lembra do Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI, ambos conversíveis? Ele era o sonho de muitos brasileiros, especialmente os jovens. Mas a conversão custava caro. O Kadett, por exemplo, era fabricado no Brasil, mas seguia para a Itália, onde a montagem era finalizada. Tanto o Ford quanto o GM deixaram de ser fabricados em 1995, sem sucessores. Por serem exclusivos, também são bem valorizados. Nos classificados na internet e jornais, os mais bem conservados chegam a custar R$ 36 mil.

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Se você não liga para o clima brasileiro e quer um carro divertido para passear nos fins de semana sem gastar valores exorbitantes, o Fiat 500C é a primeira opção, mas é difícil encontrá-lo nas revendas. Nossa reportagem procurou o modelo em quatro concessionárias de Belo Horizonte e em nenhuma ele estava disponível.

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Opções disponíveis atualmente no Brasil

 

Fiat 500 Cabrio 1.4 16V automático R$ 60.200
smart fortwo cabrio R$ 71.700
Peugeot 308CC 1.6 Turbo R$ 122.990
Mini Cooper Cabrio 1.6 Turbo R$ 139.950
Lobini H1 1.8 Turbo 180 cv R$ 140.000
Audi TT 2.0 Turbo R$ 221.600

Audi S5 cabriolet R$ 388.000

Audi R8 Spyder R$ 805.000
BMW Z4 R$ 219.950
Mercedes-Benz SLK 250 R$ 214.900
Mercedes-Benz E350 R$ 316.500
Porsche Boxter R$ 299.000
Porsche 911 Cabriolet R$ 669.000
Ferrari 458 Spider R$ 2.100.000

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