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Skoda Octavia - Enquanto o novo não vem

Linha da marca, que pertence ao Grupo Volkswagen, passa por reestilização antes da nova geração chegar. Outra novidade da gama é o motor 1.4 com injeção direta

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Alterações estilísticas da perua e sedã foram inspiradas nas linhas do Superb, lançado recentemente

A Skoda, marca tcheca do Grupo Volkswagen, aproveitou o Salão de Paris deste ano para apresentar os novos modelos Octavia, sedã e perua, que passaram por pequena reestilização até o lançamento da nova geração, que deve chegar ao mercado europeu dentro de dois anos. A linha não recebia nenhuma alteração de estilo desde 2004, quando a segunda geração foi lançada.

A renovação teve como inspiração as linhas do Superb, que foi lançado recentemente. Na frente, os faróis ficaram mais espichados, entrando pelos pára-lamas, e podem, opcionalmente, ser equipados com luzes de xenônio. A moldura da grade dianteira continua praticamente a mesma, mas as barras verticais ficaram mais separadas. A tomada de ar ficou maior e mais arredondada e não abriga mais os faróis de neblina.

Centro do painel ganhou tela multimídia


De perfil, a mudança mais perceptível são as novas rodas de liga, que ganharam desenho um pouco mais esportivo. Na traseira, as lanternas do sedã têm novo recorte, centralizando a luz de ré, e o pára-choque foi redesenhado. Como o vidro traseiro tem inclinação bem diferente, o Octavia tem um item pouco comum num carro como esse: limpador do vidro traseiro. As lanternas da perua também seguem o mesmo estilo. A tampa traseira agora incorpora um pequeno aerofólio, com break-light integrado. O pára-choque também é novo e, assim como o sedã, têm sensores de obstáculos, que ajudam nas manobras de estacionamento.

Multimídia
Por dentro, as mudanças são significativas. O centro do painel agora abriga uma tela do sistema multimídia (com disco rígido de 30 GB), que projeta as imagens e informações do rádio, do sistema de navegação por satélite, do CD player, e de outras funções que podem ser reguladas. O sistema tem comando por voz, evitando que o motorista tire as mãos do volante. O painel de instrumentos também tem novo grafismo. Os bancos ganharam revestimento mais refinado, em couro branco.

Na mecânica, a grande novidade é o motor 1.4, com injeção direta de combustível, que desenvolve 123 cv de potência e tem ampla faixa de torque máximo de 20,4 kgfm (de 1.500 rpm a 4.000 rpm), emitindo 167 g/km de CO2. Além desse propulsor, a linha Octavia tem mais sete opções de propulsor, sendo quatro a gasolina (1.4, de 81 cv; 1.6, de 103 cv; 1.8 TSI, de 162 cv; e 2.0 TSI, de 202 cv) e três a diesel (1.9 TDI, de 106 cv; 2.0 TDI, de 141 cv; e 2.0 TDI, de 172 cv).