A linha de conversíveis SL da Mercedes é a tradução de como a marca interpreta os Gran Turismo, ou GT, de luxo. Desde a década de 1950, os veículos que carregam a denominação usam toda a tecnologia e estilo disponíveis resultando em carros belos, confortáveis, mas que são também verdadeiras máquinas de alto desempenho. Veja mais fotos do Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series
A mais recente encarnação do roadster não nega a tradição e vem equipada com motores V6 e V8, com potências entre 231 cv e 388 cv, além de duas versões elaboradas pela AMG, divisão de preparação esportiva da marca, uma com 525cv e a outra com 612 cv. Como se não fosse suficiente, a própria AMG desenvolveu uma versão ainda mais potente que, para melhorar o desempenho, também se beneficia de uma redução de peso. É a fórmula para a SL 65 Black Series. Curiosamente, apesar do nome, que quer dizer série negra, os carros não são necessariamente pintados na cor preta.
O exterior tem ares dos bólidos de competição do DTM, o campeonato de marcas alemão. O carro é instantaneamente reconhecível pelos pára-lamas proeminentes, o aerofólio traseiro que se levanta a partir dos 120 km/h, e o difusor traseiro, que otimiza o fluxo aerodinâmico que passa por baixo do carro e melhora a estabilidade. Outra indicação das intenções esportivas do modelo são as amplas saídas de ar para refrigeração de freio e motor.
Sob o capô, está um V12 6.0 com dois turbocompressores, reprojetados com relação ao AMG "comum" que produz 670 cv de potência e, cujo torque, limitado eletronicamente, chega aos 102 kgfm. Os engenheiros afirmam que, sem o limitador, a força chegaria aos 122 kgfm. Outros ajustes incluíram novos sistemas de escape e admissão. Basta dizer que o SL65 é o veículo mais potente já projetado pela AMG.
Outra frente de trabalho foi a da redução de peso. O uso de materiais compostos, como fibra de carbono, empregado nos pára-lamas, difusor de ar dianteiro, capô e tampa do porta-malas, além da substituição da capota retrátil por um teto fixo, diminui cerca de 250 kg em relação ao SL65 AMG padrão.
O câmbio é automático de cinco velocidades. Pode não parecer muito adequado para um esportivo de tal calibre, mas com possibilidade de trocas manuais e quatro programações da caixa, permite da condução mais tranqüila à mais nervosa. Todos estes fatores conspirando em conjunto resultam em uma aceleração até 100 km/h em 3,8s e velocidade máxima, eletronicamente limitada, em 320 km/h. Um verdadeiro GT, com mais ênfase no "G" do que no "T".