Para perceber as alterações do smart fortwo 2013, só mesmo recorrendo ao velho passatempo dos sete erros, para assegurar que pouquíssimas coisas mudaram. Pudera: com a nova geração prometida para 2014, a intenção é apenas ganhar um fôlego até lá. Desvendando o enigma dos sete erros, o mais perceptível é o logotipo da smart, que ficava no capô e agora cresceu um pouco e foi fixada na grade. Esta ganhou nova moldura, que pode ser preta ou prata, com aspecto tridimensional.
O terceiro são as entradas de ar sob a placa, que estão maiores. Quarto: as luzes diurnas em LED, que equipam apenas a versão turbo, são novas e têm aspecto linear, diferente do pontilhado anterior. Quinta diferença: agora a versão mhd tem pneus mais largos (175/55 e 195/50), como os que já equipavam as versões turbo. A sexta mudança são os spoilers dianteiro e traseiro e as saias laterais, que completam o aspecto mais dinâmico. Enquanto na versão de entrada essas peças são pretas, nas demais elas têm a cor da carroceria.
A sétima diferença está no interior. As versões equipadas com o motor turbo têm três opções de cores no tecido: preta, vermelha ou bege. O novo sistema multimídia é comandado pela tela de 6,5 polegadas. O sistema de áudio reproduz CD, MP3, DVD e tem entrada SD e Bluetooth. O navegador já vem com o mapeamento do território brasileiro e em português. Os modelos turbo passam a ter opção da cor cinza fosco. Na versão de entrada o padrão de acabamento do interior é em preto.
MECÂNICA Os motores continuam os mesmos. A versão mhd (sigla para micro hybrid drive), equipada com motor 1.0 de 71cv, tem proposta mais ecológica. Para isso, adota o sistema start/stop, que desliga automaticamente o motor em paradas. Ao tirar o pé do freio e acelerar, o veículo é religado automaticamente. Interessante é que esse sistema pode ser desligado, caso o motorista não queira usá-lo. Esse motor está disponível apenas na carroceria coupé.
A outra opção é o motor 1.0 turbo de 84cv. Ambos os motores têm velocidade controlada eletronicamente em 145km/h. As duas motorizações contam com câmbio automatizado de cinco marchas, com opção de trocas manuais (sem a embreagem) pela alavanca de câmbio ou por aletas (nos modelos turbo).
PROPOSTA Apesar de o modelo ter sido lançado na Europa em 1998, tendo vendido desde então 1,3 milhão de unidades em todo o mundo, e no Brasil desde 2009, o smart ainda atiça a curiosidade das pessoas. No total, as vendas do subcompacto no Brasil chegaram a 4 mil unidades. As dimensões externas desse urbanoide – 2,70m de comprimento, 1,56m de largura e 1,54m de altura – podem enganar, mas o smart leva bem dois ocupantes e sua bagagem (o porta-malas tem volume de 220 litros).
SEGURANÇA Além da segurança ativa (como freios ABS e controle de estabilidade) e passiva (airbags e zonas de deformação programadas), o que ficou famoso no smart foi o conceito do tridion, uma célula de segurança capaz de distribuir a força do impacto pela carroceria.
Mas a principal novidade talvez seja o novo sistema de distribuição da marca, antes focado apenas em lojas próprias (smart center). A antiga política era estabelecer a marca no país. Agora, essas lojas vão, até o fim de 2013, migrando para as concessionárias Mercedes-Benz, onde a manutenção do smart já é feita. O objetivo é captar os clientes da marca irmã como potenciais compradores do pequeno. Porém, o atendimento será feito por uma equipe exclusiva. Com isso, a expectativa é aumentar as vendas, que devem ficar entre 700 e 800 unidades por ano. O mix de vendas atual é de 60% da versão mhd, 20% da turbo cupê e 20% da turbo cabrio. No fim do ano, a smart terá mais três lojas, que se juntam a mais duas em 2013, totalizando 13 pontos de venda pelo Brasil.
(*) O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
QUANTO CUSTA
smart fortwo mhd coupé: R$ 52.500
smart fortwo turbo coupé: R$ 68.500
smart fortwo turbo cabrio: R$ 72.500
smart fortwo turbo cabrio tritop: R$ 72.900