A Stellantis anunciou a compra de US$ 155 milhões (R$ 810 milhões) em ações de uma empresa mineradora de cobre na Argentina. A fabricante de veículos está adquirindo participação acionária de 14,2% na McEwen Copper e promete tornar-se carbono neutro até 2038.
Com a compra dessas ações, a Stellantis será a segunda maior acionista da McEwen Copper’s. O projeto na mina Los Azules planeja extrair 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027, sendo que as reservas poderão assegurar a produção da Stellantis por pelo menos 33 anos.
Cobre é vital para o futuro da Stellantis
O cobre é uma matéria-prima estratégica para o futuro da mobilidade elétrica. Estima-se que a demanda global pelo metal condutor triplicará nos próximos anos.
Os motores de carros híbridos têm em torno de 20 quilos de cobre em sua estrutura. Já nos modelos 100% elétricos, a quantidade de material usado nos propulsores corresponde a 80 quilos.
“A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutro até 2038 – uma meta que exige inovação e redefinição completa de todo o negócio”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da Companhia”, acrescentou.
- Só carros elétricos: Parlamento Europeu aprova fim dos modelos a combustão em 2035
- Primeiro carro elétrico da Ferrari será apresentado em 2025
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis prevê atingir 100% de participação de veículos elétricos no mix de vendas de carros de passeio na Europa até 2030, e 50% nos Estados Unidos.
No Brasil, a participação dos veículos de baixas emissões (LEV) será de aproximadamente 20% até o fim da década. Por meio de um plano de metas, a fabricante prevê cortar as emissões de gás carbônico (CO²) pela metade até 2030, alcançando carbono zero até 2038.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas