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CEO da Stellantis diz que carros elétricos não são necessários

Carlos Tavares acredita que os híbridos flex, comparados aos EVs, são mais vantajosos para a realidade brasileira

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Carlos Tavares, CEO da Stellantis
Carlos Tavares, CEO da Stellantis Foto: Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Os carros elétricos têm se tornado cada vez mais presentes no mercado. Os fabricantes vêm seguindo essa tendência também no Brasil, em busca de princípios sustentáveis de descarbonização. A Stellantis, no entanto, possui um posicionamento diferente - e interessante - em relação a isso tudo.

De acordo com o CEO do grupo, Carlos Tavares, os veículos híbridos flex, os quais possuem motor a combustão compatível com etanol e gasolina e também motor elétrico, são alternativas sustentáveis mais vantajosas para a realidade brasileira.

Isso porque eles permitem o aproveitamento do etanol nacional como opção de baixo custo e baixa emissão de poluentes. Além disso, Tavares acredita que o elétrico, além de ser muito mais caro para a classe média, não faz sentido se comparado com o carro que pode rodar com 100% de etanol.

“Agora, a sociedade precisa [dos carros elétricos], o cidadão precisa? Minha avaliação honesta é que não, eles não precisam, porque vocês [brasileiros] têm uma solução muito boa para o planeta [o etanol]. Também há o fato de o Brasil ter grandes terras onde a produção de etanol não vai competir com a de alimentos, o que também é muito bom para o país. É uma tecnologia muito acessível e já teve investimento necessário. Então, por que você desperdiçaria os recursos da sociedade em algo que não é melhor para o planeta?”

Carlos Tavares, CEO do Grupo Stellantis

Toyota Corolla Híbrido flex azul visto da diagnal frontal. A Stellantis acredita que esse tipo de veículo seja mais vantajoso para o Brasil quando comparado aos carros elétricos.
A Toyota já possui uma opção híbrida flex: o Corolla

Portanto, a meta da Stellantis, aparentemente, é alcançar a mobilidade limpa sem o foco nos EVs.

Carros elétricos da Stellantis continuarão presentes no Brasil

Apesar de se mostrar mais favorável aos híbridos flex ao invés dos carros elétricos, Carlos Tavares deixou claro que mercado brasileiro continuará sendo integrado por EVs da Stellantis.

Isso, no entanto, não está ligado a uma tentativa da Stellantis de atender à demanda de consumidores, mas sim a uma estratégia de não ficar para trás em relação à concorrência.

“Sem revelar aqui muitos detalhes sobre o planejamento do produto, vamos levar carros elétricos para o Brasil também para lutar contra as pessoas que pensam que podem desestabilizar o líder do mercado que somos”.

Carlos Tavares

Além disso, o CEO da Stellantis explicou que os carros elétricos, mesmo sendo mais caros e não tão eficientes sob uma perspectiva de emissões, são tidos como referência hoje, porque eles representam uma "tendência" moderna, elegante e ecológica para pessoas ricas de áreas urbanas. Estas comprariam o EV como o segundo ou terceiro carro da família.

Sendo assim, Tavares argumenta dizendo que esses veículos representam um novo e diferente nicho de mercado - o qual a Stellantis, por certo, não deixará ao léu para os concorrentes.

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