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Stellantis negocia investimento em hidrogênio verde

A meta do grupo automotivo é de fabricar mil unidades em 2023 e 5 mil por ano a partir de 2024

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Peugeot e-Expert Hydrogen, um dos primeiros veículos Stellantis com célula de hidrogênio
Peugeot e-Expert Hydrogen, um dos primeiros veículos Stellantis com célula de hidrogênio Foto: Peugeot e-Expert Hydrogen, um dos primeiros veículos Stellantis com célula de hidrogênio

A Stellantis anunciou que está em negociações com as empresas francesas Faurecia e Michelin para investir na Symbio, uma joint-venture especializada em células de combustível alimentadas por hidrogênio.

O terceiro maior grupo do setor automotivo do mundo já produz modelos do tipo. No ano passado, o grupo Stellantis lançou vans de médio porte na Europa e, para 2024, pretende expandir a oferta e adentrar o mercado de vans grandes, com produção em série. Já nos Estados Unidos, a previsão de chegada desse novo modelo é para meados de 2025.

Os dois homens fortes da Stellantis: Carlos Tavares, CEO do grupo, e John Elkann, presidente da FCA e líder do conselho administrativo
Os dois homens fortes da Stellantis: Carlos Tavares, CEO do grupo, e John Elkann, presidente da FCA e líder do conselho administrativo

O português Carlos Tavares, presidente-executivo da Stellantis, disse que o roteiro técnico da Symbio combina "perfeitamente" com os planos de lançamento de hidrogênio da Stellantis na Europa e nos EUA.

Ao mesmo tempo, o CEO da Faurecia, Patrick Koller, confia no conglomerado que envolve a Fiat e a Citroën e diz que a entrada da Stellantis "irá acelerar e globalizar o crescimento da Symbio".

A transação, cujos detalhes financeiros não foram divulgados, deverá ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem, disseram as três empresas em comunicado.

Stellantis já prevê para 2023 produção em série de veículos movidos a hidrogênio

Linha de produção da Fábrica da Stellantis Hordain
Fábrica da Stellantis Hordain

A Stellantis já prevê veículos a hidrogênio da Peugeot, Citroën e Opel. Segundo o grupo, a produção será concentrada na fábrica de Hordain, no Norte da França. A planta produz diariamente as versões com motor elétrico e a combustão da família de veículos ‘K-zero’ – que serão os primeiros a serem “transformados” para o formato com a célula de combustível a hidrogênio.

A meta do grupo automotivo é de fabricar mil unidades em 2023 e 5 mil por ano a partir de 2024. Confira mais detalhes clicando aqui

https://youtu.be/9HdNQLGkids