A Stellantis - grupo que engloba marcas como Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën - anunciou o lançamento da plataforma STLA Medium. Trata-se da primeira de quatro plataformas globais voltadas para carros elétricos a bateria, investimento de 30 bilhões de euros anunciado em 2021.
A nova plataforma será usadas para veículos médios, nos segmentos C e D, em produtos de todas as marcas da Stellantis. A plataforma é flexível - dando mais liberdade aos designers para criar carros de passeio, crossovers e SUVs -, podendo variar:
- Na distância entre-eixos, entre 2,70 e 2,90 metros;
- No comprimento total, de 4,30 a 4,90 metros;
- Na altura em relação ao solo, superior a 22 centímetros, para garantir capacidade e desempenho off-road;
- No diâmetro das rodas, que podem chegar a 75 centímetros.
Plataforma permite excelente performance elétrica
A plataforma de um veículo é o que vai definir toda a sua performance, seja em segurança, tecnologia, dimensões e, no caso dos elétricos, onde vão ficar as baterias, os módulos e o motor (ou motores). E a Stellantis está prometendo muito para a STLA Medium.
Para começo de conversa, a autonomia prometida no pacote Performance é superior a 700 quilômetros. Porém, no modo Standard a STLA Medium não vai fazer feio: 500 quilômetros de alcance pelo ciclo WLTP. As células de bateria podem armazenar até 98 kWh de energia.
Porém, o "tamanho" da bateria não é tudo. Por isso, a Stellantis promete para sua nova plataforma de carros elétricos uma boa eficiência energética. Dependendo da aplicação, a STLA Medium pode alcançar um consumo inferior a 14 kWh a cada 100 quilômetros rodados.
Em um sistema rápido, a recarga de 20% a 80% da bateria dura 27 minutos, a uma taxa de 2,4 kWh por minuto. Os modelos baseados na STLA Medium estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas, com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixas de potência de 160 a 285 kW.
STLA Medium é a primeira de quatro plataformas de elétricos
A plataforma STLA Medium foi a primeira a chegar porque atende aos segmentos C e D, que representaram 35 milhões de unidades vendidas em 2022, quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos globalmente no ano passado.
Atualmente, as marcas da Stellantis oferecem 26 tipos de veículos nesses segmentos em uma variedade de plataformas. Até dois milhões de veículos por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium nas diversas fábricas em todo o mundo, começando pela Europa ainda em 2023.
A família de plataformas Stellantis - Small, Medium, Large e Frame - foi pensada para se adequadar ao futuro modular e flexível na distância entre-eixos, largura, balanço, altura de deslocamento e design da suspensão. A flexibilidade do projeto inclui propulsão – tração dianteira, tração traseira, tração nas quatro rodas e multienergia.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!