UAI

Stellantis vai produzir em série carros com célula a hidrogênio

A meta do grupo automotivo é de fabricar mil unidades em 2023 e 5 mil por ano a partir de 2024

Publicidade
Novo investimento da Stellantis na fábrica prevê flexibilidade e redução de emissões
Novo investimento da Stellantis na fábrica prevê flexibilidade e redução de emissões Foto: Stellantis / Divulgação

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou que o grupo iniciará a partir de 2023 a produção em larga escala de veículos com propulsão a célula de combustível a hidrogênio. Algumas das marcas contempladas são a Peugeot, Citroën e Opel.

A produção dos carros que usam célula de hidrogênio será concentrada na fábrica de Hordain, no Norte da França. A planta produz diariamente as versões com motor elétrico e a combustão da família de veículos 'K-zero' – que serão os primeiros a serem "transformados" para o formato com a célula de combustível a hidrogênio.

Peugeot e-Expert Hydrogen
Peugeot e-Expert Hydrogen

Os veículos Stellantis "K-zero" com célula de hidrogênio destinam-se a profissionais de transporte de longa distância que necessitam de um maior alcance (400 quilômetros), de tempo de abastecimento mais curto possível (3 minutos) e de não comprometer a capacidade de carga (uma tonelada de carga útil).

Fábrica Stellantis Hordain recebeu incentivo do governo francês

Linha de produção da Fábrica da Stellantis Hordain
Fábrica da Stellantis Hordain (Imagem: Stellantis/Divulgação)

Esta industrialização de veículos comerciais leves que usam células a hidrogênio – acompanhada de 10 milhões de euros em investimentos com apoio financeiro do governo francês – é um novo passo para a planta de Hordain.

Utilizando uma plataforma reforçada, os modelos movidos a hidrogênio seguirão as etapas usuais de pintura e montagem na mesma linha de produção dos motores a combustão e dos veículos elétricos convencionais. Após essas etapas, eles entrarão nas novas instalações de 8 mil metros quadrados, onde serão realizados os ajustes finais do veículo.

A meta da Stellantis é fabricar mil unidades em 2023 e 5 mil por ano a partir de 2024. “Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela gerência e funcionários da Hordain, que tornaram esta planta a primeira no mundo a combinar três tipos de energia", disse o CEO do conglomerado automotivo.

https://youtu.be/vNhcbvkO7z4

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas